voltar

Porque você pode confiar em nosso cabos?

Porque você pode confiar em nosso cabos?


O respeito as normas de qualidade tem muita importância nos cabos de aço.

Quanto mais profunda ficava uma mina, tornava-se necessário aumentar o tamanho da corrente, o que a tornava cada vez mais pesada e o seu uso inviável. Assim, Wilhelm teve a ideia de torcer arames até formarem cabos, o que trouxe maior resistência e muito menos peso. Tanto o processo de torção, quanto a qualidade dos materiais, foi aperfeiçoado com o passar dos anos pelos norte-americanos, e assim, surgiu o cabo de aço que conhecemos e de que a sociedade moderna tanto precisa. É impossível pensar no funcionamento das coisas hoje sem os cabos. Edifícios não existiriam, já que os cabos são responsáveis por nos levarem aos andares mais altos. Carros teriam de ser repensados, pois cabos aceleram, freiam, abrem e fecham janelas, capô e porta-malas, fixam cintos de segurança no chassi, medem nível de óleo no cárter, movem retrovisores e etc. A indústria petroleira não existiria, os enormes pesos jamais poderiam ser içados ou movidos. Portos parariam suas operações e indústrias não moveriam seus materiais mais pesados. Operações médicas como instalação de cateter, manipulação robótica e etc, não seriam realizadas. A agricultura, construção civil com gruas e, elevadores de todos os tipos, não seriam os mesmos.

Pensando na importância do cabo de aço e na sua utilização, é possível imaginar o quão necessário é que mantenha padrões de tamanho, qualidade do aço, quantidade de fios, entre outras coisas. Um cabo de aço seguro deve respeitar padrões e normas.
Para uso geral, os cabos de aço no Brasil são regidos pela NBR ISO 2408 - ABNT junto a posteriores Resoluções Inmetro, criando o Programa de Avaliação da Conformidade, de caráter compulsório, conforme regulamento aprovado pela Portaria Inmetro n.º176, de 16 de junho de 2009, que proibiram o uso de construções consideradas perigosas, limitaram outras a diâmetros menores e introduziram o uso obrigatório de fitilho interno identificador do fabricante ou importador. Cabos de aço para uso muito específico (elevadores de passageiros, petróleo, pesca entre outros) não estão inclusos nesta portaria por terem outras normas próprias, assim como os cabos muito finos. Na Europa as normas para cabos e afins, como acessórios, polias, laços e etc, estão descritas no DIN Livro 59, 8ª edição, que contém todas as normas EN.

Diâmetro dentro dos padrões

O diâmetro nominal do cabo é aquele pelo qual é designado. O diâmetro real do cabo também conhecido como diâmetro prático, é o valor obtido medindo-se em uma parte reta de aço, em 2 posições diferentes com espaçamento mínimo de 1 m. Em cada posição, devem ser efetuadas duas medições, com defasagem de 90º é importante observar se o dispositivo de medição, geralmente paquímetros, medem o círculo de circunscreve o cabo de aço, ou seja, ele deve estar posicionado no topo das pernas do cabo de aço assim, a média dessas 4 medições será o diâmetro real. Deve-se evitar a medida próximo às extremidades do cabo de aço, (mínimo 10 vezes o diâmetro do cabo). A tolerância do diâmetro dos cabos de aço deve atender a recomendação da norma ABNT NBR ISO 2408, que é:

·         2 mm < d < 4 mm = - 0% / +8%

·         4 mm < d < 6 mm = - 0% / +7%

·         6 mm < d < 8 mm = - 0% / +6%

·         8 mm < d = - 0% / +5%

 

Flexibilidade e resistência do cabo de aço

A flexibilidade de um cabo de aço é inversamente proporcional ao diâmetro dos arames externos do mesmo, enquanto que a resistência à abrasão é diretamente proporcional a este diâmetro. Em consequência, deve-se optar por uma composição com arames finos quando prevalecer o esforço à fadiga de dobramento, e uma composição de arames externos mais grossos quando as condições de trabalho exigirem grande resistência à abrasão.


Diâmetros de polias e tambores

Existe uma relação entre o diâmetro do cabo de aço e o diâmetro da polia ou tambor que deve ser observada, a fim de garantir um bom desempenho do cabo de aço, essa relação dá em função da construção do cabo de aço. Cabos com construções contempladas com maior quantidade de arames terão flexibilidade maior, consequentemente diâmetros de curvatura menores.


ACRO CABOS, garantia de qualidade e segurança

Oferecemos soluções para os mais variados projetos de elevação, amarração e movimentação de cargas. Considerado hoje um dos maiores distribuidores nacionais de cabos de aço, o Grupo Acro Cabos conta com uma linha completa de cabos de aço, lingas de cabos de aço, acessórios, correntes galvanizadas e inoxidáveis, cordas, cabos navais e cintas de poliéster para diversos segmentos.
Fornecemos cabos de aço fabricados com as melhores matérias-primas do mercado e excelente nível de qualidade, garantindo ao usuário total segurança em seus projetos. Além disso, todos os produtos passam pelos mais rígidos controles de qualidade, incluindo inspeções visuais e dimensionais durante todo o processo de recebimento, produção e separação de materiais.

Para atendermos a grande demanda do mercado, atuamos com uma das maiores equipes de trançadores especializadas na fabricação de lingas de cabos de aço até 3.1/2" e Grommet até 4.1/2", confeccionados segundo as normas NBR 11900 e NBR 13541 e regularmente testados por órgãos competentes. Além disso, atuamos na confecção de lingas de correntes, soquetagem e cabos de aço plastificados/revestidos em nylon e PVC. 

Acro Cabos

Por Acro Cabos


Quinta, 09 de Novembro de 2017

POSTS RELACIONADOS
4 dicas importantes para o uso correto do cabo de aço
4 dicas importantes para o uso correto do cabo de aço
Cabos de aço também no Universo Cinematográfico
Cabos de aço também no Universo Cinematográfico
Como inspecionar os cabos de aço
Como inspecionar os cabos de aço
11 TERMOS QUE TODOS NO MERCADO DE MOVIMENTAÇÃO DEVERIAM SABER
11 TERMOS QUE TODOS NO MERCADO DE MOVIMENTAÇÃO DEVERIAM SABER

CADASTRE-SE PARA RECEBER
NOSSA NEWSLETTER

Acompanhe nossas redes sociais.

Facebook
Linkedin
Youtube

ACRO SÃO PAULO


Pin

Rua Nilton Coelho de Andrade, 1326
Pq. Novo Mundo - São Paulo - SP
acrocabo@acrocabo.com.br

ACRO PARANÁ


Pin

Rua Carlos de Laet, 925
Vila Hauer - Curitiba - PR
acrocuritiba@acrocabo.com.br

CONTATO


Phone

ACRO SP
+ 55 11 3299-5400

 


ACRO PR
+55 41 3045-7500

2017 Acro Cabos. Todos os direitos reservados.