Clique para Voltarvoltar

Cordas para o progresso: corda de poliamida

Cordas para o progresso: corda de poliamida

Esta corda é a mais resistente a carregamentos e possui vida útil maior

Utilizadas desde a construção civil até atividades recreativas, as cordas são instrumentos que evoluíram em sua matéria prima para suprir as necessidades de ferramentas mais adequadas para cada tipo de serviço manual. 

O uso das cordas de fibras naturais para utilização construtiva, por exemplo, foi substituído gradativamente pelas cordas sintéticas, com o intuito de adequar-se às normas técnicas e oferecer segurança para quem trabalha com este tipo de ferramenta. Dentre as mais utilizadas, está a corda de poliamida (também conhecida como corda de nylon), pois garante maior absorção ao choque, resistência à abrasão, fadiga e tração e oferece um alongamento médio, dependendo do seu tipo. 

Excepcionalmente resistentes, a corda de poliamida/nylon é resistente a sucessivos carregamentos e possui uma vida útil superior comparada às outras cordas. 

A corda de poliamida é proveniente das resinas termoplásticas que tem grande resistência a abrasão. Os filamentos lubrificados internamente protegem suas fibras da abrasão causada pelo atrito. Em contato com a água não sofre nenhuma transformação mantendo a corda flexível. Quando submetida à abrasão, sua resistência é 80 vezes superior comparado ao de uma fibra natural. Vale destacar também que possuem grande resistência quando exposta a ácidos orgânicos, a substâncias alcalinas e ao sulfato de carbono. 

Os tipos de cordas de poliamidas são: trançada, torcida e bombeiro. As cordas de poliamida trançadas são comumente utilizadas na navegação, náutica e pesca e sua principal característica é a facilidade da confecção de emendas, alças e costuras. Sua geometria helicoidal garante a corda um maior alongamento. Já as cordas torcidas são muito usadas na amarração de cargas devido a sua capacidade de confecção de nós. 

A corda de poliamida também é utilizada pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar nos salvamentos, dessa forma é muito conhecida como corda bombeiro ou ainda como Corda de Segurança Poliamida NR 18. A corda de segurança NR18 foi desenvolvida exclusivamente para uso em Cadeira Suspensa e Cabo Guia de Segurança para Fixação do Trava-quedas. Suscetível à degradação causada pelos raios ultravioleta e agentes químicos, a corda bombeiro possui como matéria prima a poliamida, sendo confeccionada em grande escala e fazendo parte da família das fibras sintéticas. Este tipo de corda permite a formação de vários nós e configurações pelo seu fácil manuseio.

Por apresentar uma grande capacidade de absorver energia, a corda bombeiro, juntamente com seu bom alongamento, proporciona a segurança desejada nas aplicações onde há perigo. A poliamida possui maior resistência que as outras cordas sintéticas, proporcionando assim, uma vida útil superior, devido a todo seu excelente processo de fabricação, desde a matéria prima até sua construção.

Os produtos da Acro Cabos passam pelos mais rígidos controles de qualidade, incluindo inspeções visuais e dimensionais durante todo o processo de recebimento, produção e separação de materiais. Confira mais especificações de corda de poliamida em nosso site!

Acro cabos

Por Acro cabos


Quinta, 01 de Março de 2018

POSTS RELACIONADOS

CADASTRE-SE PARA RECEBER
NOSSA NEWSLETTER

Acompanhe nossas redes sociais.

Facebook
Linkedin
Youtube

ACRO SÃO PAULO


Pin

Rua Nilton Coelho de Andrade, 1326
Pq. Novo Mundo - São Paulo - SP
acrocabo@acrocabo.com.br

ACRO PARANÁ


Pin

Rua Carlos de Laet, 925
Vila Hauer - Curitiba - PR
acrocuritiba@acrocabo.com.br

CONTATO


Phone

ACRO SP
+ 55 11 3299-5400

 


ACRO PR
+55 41 3045-7500

2017 Acro Cabos. Todos os direitos reservados.