4 dicas importantes para o uso correto do cabo de aço
Saiba como evitar danos desnecessários durante o manuseio dos cabos de aço. Essas dicas serão responsáveis por promover maior durabilidade e, o mais importante, segurança durante o uso.
1) Como enrolar um cabo de aço em tambor liso ou bobina
Ao enrolar um cabo de aço utilize sempre a mesma direção de torção da perna do cabo, garantindo assim que o cabo deforme. Ao desenrolar uma bobina de cabo de aço sempre utilize um cavalete e o repasse para o tambor deverá ser feito no mesmo sentido do enrolamento da bobina e nunca no sentido inverso, pois isso pode provocar tensões internas que prejudicarão a vida útil do produto.
Outra forma para desenrolar o cabo é utilizando mesas giratórias, mas atente-se para que a bobina gire em torno do seu eixo e nunca que o cabo gire em torno da bobina (ver figura abaixo).
2) Recomendação de uso em polias
Veja na figura abaixo a ilustração da condição dimensional ideal do canal da polia para receber o cabo de aço. O canal não pode apresentar desgaste ou defeitos superficiais.
3) Armazenamento e transporte
Os cabos de aço devem sempre ficar cobertos, de preferência, em locais secos. Não devem estar em contato com o chão. Em relação ao transporte de bobinas, garanta que o meio de transporte (empilhadeiras…) nunca entrem em contato com o cabo de aço, evitando possíveis danos ao produto.
4) Atenção na formação de nós
Um ponto de extrema atenção é não permitir que o cabo de aço forme pequenos laços. Esses laços podem representar o início de um nó. Se isso ocorrer, desfaça o nó imediatamente, pois com o nó feito, a resistência do cabo de aço é reduzida, acarretando no descarte do produto.