ACR_08_inspecaodemateriais

 

 

A inspeção de materiais é indispensável para garantir a eficiência do trabalho e aumentar a vida útil das máquinas, além de evitar falhas e retrabalhos.

 

A inspeção de materiais é realizada através de uma observação cuidadosa, a fim de descobrir e identificar falhas que podem comprometer a segurança. As operações de içamento de cargas, por exemplo, requerem competência, atenção e cuidados minuciosos devido a sua natureza, complexidade e elevado nível de riscos. Portanto, além da aquisição de materiais de qualidade, é substancial saber inspecionar estes materiais no recebimento, diariamente antes de toda utilização e periodicamente.

 

Esse trabalho é indispensável para garantir a eficiência do trabalho e aumentar a vida útil de equipamentos e produtos. Vale lembrar que a inspeção deve ser documentada através de relatórios, para manter um controle estático. Veja abaixo quais os tipos de inspeções:

 

Inspeção de Recebimento: É a inspeção realizada pelo responsável que recebe o material novo. Este operador deve analisar todas as características do material, como por exemplo: diâmetro, capacidade, identificação, rastreabilidade, certificado de qualidade, responsável técnico entre outros.

 

Inspeção Diária: Antes de cada utilização ou diariamente, verifica-se a existência ou suspeita de danos que possam influenciar na segurança da movimentação, havendo estes indícios, o material deverá ser separado e inspecionado por um profissional qualificado*.

 

Inspeção Periódica: Realizada periodicamente por profissional qualificado* que determinará a frequência das inspeções de acordo com o tipo de equipamento, utilização, condições ambientais, resultados de inspeções anteriores e tempo de serviço do material.

 

*É imprescindível que os operadores estejam devidamente capacitados e sejam periodicamente reciclados, pois os profissionais capacitados são fundamentais para garantir a segurança e a confiabilidade das operações. Concomitantemente, a gerência, a supervisão, os profissionais em segurança do trabalho e os cipistas são os responsáveis por disponibilizarem as condições técnicas e operacionais adequadas e favoráveis para que os operadores possam desempenhar as suas atribuições com a mais absoluta eficiência, segurança e confiabilidade.

 

Quer saber como podemos te ajudar?

A Acro Cabos possui uma divisão de serviços que busca oferecer soluções para o mercado de movimentação de cargas. Atua com um corpo técnico capacitado para treinar sua equipe, permitindo que seus operadores realizem inspeções que assegurem que os materiais estão em perfeito estado para um uso seguro.

 

Caso tenha interesse em contratar o serviço de inspeção técnica, oferecemos uma equipe especializada em realizar inspeções in loco.

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat