causas

 

Elaboramos um material que vai ajudá-lo a conhecer os critérios mais comuns de substituição de cabos de aço no seu equipamento.

Você sabe identificar se está na hora de substituir o cabo de aço de seu equipamento? Antes de tudo, é importante que você saiba detectar os pontos críticos no seu equipamento, ou seja, pontos que possam expor o cabo de aço a um esforço maior gerando desgastes ou até mesmo danos.

Após a detecção dos pontos críticos, como polia, tambor, entre outros, começamos com a realização de uma inspeção diária e/ou antes de cada utilização dos cabos de aço. Essa inspeção deve identificar possíveis danos no cabo de aço que possam influenciar na segurança da movimentação. Se existirem, o cabo deverá ser inspecionado com maior rigor.

1) Arames rompidos:

  • Trata-se de um dos indicadores mais importantes, o qual sinaliza o momento de substituiros cabos de aço.
  • A causa da ruptura dos arames pode ser distinta, como: falta de lubrificação periódica, fadiga excessiva à flexão e desgaste por abrasão ou mau dimensionamento.

 

arames-rompidos

 

2) Redução de diâmetro:

  • A redução de diâmetro pode ser uniforme ao longo do comprimento do cabo, indicando desgaste natural dependendo do tempo de uso. No entanto, caso não ocorra um plano de lubrificação periódica, a abrasão ou atrito excessivo entre pernas e arames também podem causar a redução de diâmetro.

 

reducao-de-diametro

 

3) Corrosão:

  • A corrosão ocorre principalmente em atmosferas marinhas, poluídas industrialmente ou úmidas. Essa corrosão reduz a área metálica e acelera a fadiga, reduzindo a resistência dos cabos de aço.

 

corrosao

 

  • Podemos graduar e recomendar ações de acordo com a intensidade da oxidação:

 

corrosao-superficial

Corrosão superficial a qual pode ser limpa.
Severidade: 0%
Ação: Intensificação da relubrificação.

 

 

 

corrosao-moderada

Corrosão moderada que não pode ser limpa.
Severidade: 40%
Ação: Intensificação da relubrificação e redução nos períodos de inspeção.

 

 

 

corrosao-alta

Corrosão alta com porosidade nos arames.
Severidade: 60%
Ação: Descarte imediato.

 

 

 

4) Deformações:

  • São todas as descontinuidades dos cabos de aço oriundas de agentes externos, ocasionadas por diversas razões que devem ser investigadas por um profissional qualificado em cabos de aço ou do equipamento.

 

1234

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat