Como saber se o certo é usar cabo de aço ou cordoalha?

Uma dúvida recorrente que nossos clientes têm é: O que devo usar para determinada aplicação? Cabo de aço ou cordoalha? É comum que exista essa dificuldade, visto que os materiais possuem várias características similares.

Porém, ao mesmo que tempo que são tão parecidos, existem diferenças importantes entre os cabos de aço e as cordoalhas. Nesse texto, vamos explicar um pouco mais o que é cada um deles, do que são formados e quais as melhores aplicações para esses materiais.

Esperamos que aproveite o conteúdo!

Afinal, o que são os cabos de aço e as cordoalhas? 

Os cabos de aço são grupos de arames, torcidos em volta de um arame central, constituindo pernas que são torcidos sobre uma alma que pode ser de fibra natural ou artificial, ou uma alma de aço. Essas pernas possuem diversas configurações de acordo com a aplicação do cabo de aço.

A cordoalha normalmente não possui tantos arames quanto um cabo de aço, mas normalmente é confundida com eles. Porém, existem importantes diferenças entre os dois, e a principal delas é a ausência de pernas e alma . Ou seja, a cordoalha é apenas um único grupo de arames torcidos em volta de um arame central. Por conta disso, a cordoalha é mais rígida, ao contrário dos cabos de aço que são mais flexíveis.

Onde é recomendado o uso de cada um deles 

Para os cabos de aço, existe uma quantidade gigantesca de possibilidades de aplicação. Na Construção Civil, por exemplo, ele pode ser usado em guindastes, elevadores, balancins e linhas de vida. No setor da Indústria, é amplamente utilizado em pontes rolantes.

Aliás, temos outros textos aqui em nosso blog falando especificamente quais os melhores cabos para esses setores. Veja aqui e aqui.

Já para as cordoalhas, os tipos de aplicação mais comuns são para utilização nos setores de Energia e Telecomunicações (aterramentos e distribuição de energia); setor do Agronegócio (com a aplicação em currais); e na Construção Civil, para ser feita a aplicação em estais. Também temos textos específicos sobre esses assuntos em nosso blog. Basta clicar no tema e conferir!

Agora que já sabe o que são os cabos de aço e as cordoalhas e quais as melhores aplicações para cada um deles, sinta-se à vontade para deixar sua opinião ou dúvida nos comentários.

A Acro Cabos é especialista no assunto e estamos à disposição para atende-lo da melhor forma possível.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat