INSPEÇÃO DE CORRENTES DE IÇAMENTO DE CARGAS
Formadas por elos soldados, as correntes para içamento de cargas são acessórios que podem ser utilizados para diferentes finalidades de acordo com cada necessidade. A qualidade do aço utilizado em sua fabricação é indicada através do grau apontado em sua descrição (em geral grau 8, grau 10 ou grau 12). Quanto maior o grau, maior a capacidade de carga e menor o peso do produto. Para garantir a segurança no processo de elevação de cargas e proporcionar o melhor desempenho de seus equipamentos, as empresas devem promover a capacitação de seus funcionários, assim como desenvolver um procedimento específico para manutenção, inspeção de correntes de içamento e descarte dos materiais utilizados para esse processo.
A inspeção de correntes de içamento é realizada em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes, como a NBR 15516-2:2013 – Corrente de elos curtos para elevação de cargas – Lingas de correntes – Parte 2: Utilização, manutenção e inspeção.
A inspeção de correntes de içamento deve ser realizada por um profissional qualificado, já que o processo está diretamente ligado com a aprovação ou retirada do material de sua linha de trabalho. A capacitação do colaborador que executa a inspeção de correntes de içamento deve garantir a segurança da elevação e certificar que a utilização do material será feita da melhor maneira possível até o final de sua vida útil. Tudo isso é pensado para evitar gastos desnecessários e promover maior confiabilidade na utilização do material pelos usuários.
MODALIDADES E FREQUÊNCIA
A inspeção de correntes e de outros materiais de elevação, movimentação e amarração de cargas são classificadas em 03 tipos:
-
Inspeção frequente: antes de cada uso e realizada pelo operador;
-
Inspeções periódicas: realizadas em prazo definido pela empresa e por uma pessoa qualificada;
-
Inspeções especializadas: realizadas por empresas contratadas em períodos de 6 meses ou 1 ano, com registro e baseadas 100% nas normas nacionais e/ou internacionais com envio de databook e assinatura do responsável técnico.