A Acro Cabos, o setor e o dia-a-dia pelo olhar do Engenheiro Mecânico
A Acro Cabos de Aço sempre se preocupou em trabalhar com as pessoas mais dedicadas e experientes da área.
O trabalho de inspeção, desenvolvimento de projetos, treinamentos técnicos, respeito às normas e muitos mais, na fabricação e comercialização de itens para amarração, movimentação e levantamento de cargas, exige profissionais qualificados.
Por isso, preparamos uma entrevista especial com Sérgio Castanheira, Gerente de Produção e Engenheiro Mecânico responsável pelos produtos e serviços oferecidos pela Acro Cabos.
Confira as perguntas realizadas e as respostas concedidas por esse profissional:
- Você pode se apresentar e falar um pouco sobre sua experiência como engenheiro?
Pois bem, meu nome é Sergio Castanheira, tenho 42 anos, tenho um filho de 16, quase 17 anos, sou de uma família de pasteleiros, então sou desses que acorda bem cedo até nos finais de semana, pois isso sempre fez parte da minha criação, sabendo disso é um tanto óbvio dizer que comecei a trabalhar bem cedo, ajudando meus pais nas barracas de pastel.
Iniciei minha carreia profissional na empresa Elevadores Otis em 96, eu era estagiário de curso técnico em mecânica, minhas obrigações se resumiam a carregar mala dos mecânicos e varrer poço de elevador, então eu posso dizer que comecei minha carreira profissional no fundo do poço literalmente.
Me formei em Técnico em Mecânica no final de 98, pelo Liceu de Artes e Ofícios de SP, era um curso técnico junto com o colegial, no mesmo formato que antigamente era praticado pelo SENAI, Escola técnica Federal, ETESP e etc.
Em 98 eu já atuava num setor de reparos mecânicos, onde uma das atividades mais frequentes era a troca dos cabos de aço dos elevadores, eu permaneci na Elevadores Otis até 2008, atuando em diversas funções, mas minha última função era coordenar equipes que faziam a modernização de elevadores, desde parte mecânica, elétrica, eletrônica até o embelezamento das cabines.
No final de 2008, já formado em Engenharia de Produção, fui buscar novos ares e cá estou na Acro Cabos.
- Qual a sua função dentro da Acro Cabos e suas principais atividades?
A jornada na Acro é bastante singular, desde minha contratação até os tempos atuais, mas hoje em resumo sou o responsável técnico por todos os produtos e serviços prestados pela Acro, atuando desde a certidão de nascimento de um produto até a emissão de um certificado de qualidade quando esse produto é faturado. Eu costumo dizer que sou responsável por 3 P’s da “produção”: pessoas, processos e produtos.
- O que a Acro Cabos traz de diferencial neste setor de atuação?
A Acro está sempre em busca dos melhores profissionais do mercado para oferecer a melhor solução possível aos seus clientes, e eu gosto muito disso. Existe um economista da escola austríaca chamado Friedech Von Hayek que dizia: “O conhecimento está disperso pela sociedade”, então quanto mais profissionais talentosos temos em nosso quadro de colaboradores, mais e melhores soluções temos para oferecer aos nossos clientes.
- O que você considera importante em uma distribuidora de cabos de aço?
Ter soluções para o maior número possível de situações apresentadas pelo mercado, desde um portão de garagem que embora para nós seja uma aplicação simples, ela pode não ser para um serralheiro que não tem o conhecimento do diâmetro mínimo de curvatura de um cabo que ele utiliza e sempre precisa voltar em seus clientes para substitui-lo porque está rompendo, até sistemas de fixação e amarração de cabos umbilicais eletro-ópticos de plataformas marítimas.
- Quais os requisitos para um produto de qualidade oferecidos pela Acro?
Einstein provou que o tempo é relativo, e aqui nós entendemos que a qualidade também é relativa, por exemplo: digamos que hoje o pessoal combine de almoçar no Fasano, todos vamos lá gastamos uma NOTA, e voltamos, tenho certeza que o almoço será sensacional e de ótima qualidade. Mas no dia-a-dia essa seria a melhor solução para um almoço? Provável que não. Então a qualidade é relativa para cada caso, cada situação determina qual a melhor solução, muitas vezes a melhor solução não é um material de altíssimo grau de resistência, com diversos ensaios não destrutivos, mas aquilo que resolve um problema apresentado de forma rápida, pratica e simples.
- Você acredita que a indústria pode lucrar e se preocupar com a responsabilidade social ao mesmo tempo?
Sem dúvida! Hoje em dia com a facilidade que temos de nos comunicar em grupos de WhatsApp, plataformas de treinamento, You Tube e etc. podemos ofertar, sem custo, para todos os colaboradores uma coisa fundamental que é informação. E informação hoje não ocupa espaço físico, você pode dar ou vender. Na Acro damos e proporcionamos essa qualificação a vários colaboradores, através do novo Programa de Bolsa de Estudos, das Plataformas de Treinamento, dicas nos comunicados mensais sobre leitura, podcast e até alguns materiais que estão disponíveis no servidor elaborados pelos gestores, como educação financeira, metrologia, excel e etc.