Você conhece os cabos de aço e suas aplicações? Se você utiliza algum cabo de aço, é muito importante conhecer os principais tipos, suas características e quais são as aplicações indicadas, afinal, eles são parte integrante de muitos equipamentos e empregados em diversos segmentos da indústria.

O que é um cabo de aço?

Os cabos de aço são grupos de arames torcidos em volta de um arame central que serve como guia, formando agrupamentos chamados de pernas, as quais são, novamente, torcidas em volta de uma alma, que dá estabilidade estrutural a todo esse conjunto conhecido como cabo de aço.

Os arames contidos nas pernas podem ter diâmetros variados dependendo da sua aplicação, arames mais grossos deixam o cabo mais rígido, mas traz uma excelente resistência a desgastes por abrasão, já arames mais finos trazem grande flexibilidade, dando ao cabo a possibilidade de transpor-se através de polias e podendo ser enrolado em tambores.

De maneira geral, quanto mais arames temos dentro de uma perna, logo, do cabo inteiro, por consequência, mais flexível é este cabo, ao passo que perde gradualmente a sua resistência à abrasão e, quanto menos arames temos dentro da perna, mais resistência com relação à abrasão ele é, perdendo gradativamente a sua flexibilidade.

Principais tipos de cabos de aço e suas aplicações

Os cabos de aço, são empregados em vários segmentos tais como: elevadores de passageiros, guindastes, teleféricos, sistemas de frenagem e aceleração de automóveis, envasamento de bebidas, aparelhos de musculação e diversos outros equipamentos.

Por isso é essencial ter ciência dos diferentes tipos de cabos de aço e suas aplicações para não errar na hora de adquiri-los. Assim, os principais modelos são divididos em quatro grupos quanto à sua resistência à oxidação:

  1. Cabos de aço galvanizados

Os arames dos cabos galvanizados recebem um revestimento por imersão de zinco fundido, antes de serem trefilados para fabricação dos cabos, essa fina camada de zinco na superfície dos arames traz boa resistência à oxidação, impedindo que a umidade atmosférica entre em contato direto com o aço, assim é bastante comum sua utilização em ambientes abertos, navais e pesca.

Leia, também: Cabos de aço para linhas de vida

  1. Cabos de aço inoxidáveis

Os cabos inoxidáveis são fabricados em liga de ferro magnéticas, contendo cromo e outros metais como o níquel e o molibdênio, eles são ainda mais resistentes à oxidação que os cabos galvanizados, por isso são frequentemente empregados na indústria química, já que não se deterioram mesmo em contato com ácidos fortes.

  1. Cabos de aço polido

Os cabos de aço polido são indicados para ambientes industriais pois não recebem revestimentos especiais, portanto, devem estar sob constante plano de lubrificação periódica. Eles são amplamente empregados em diversos tipos de equipamentos, desde guindastes a elevadores de passageiros.

  1. Cabos de aço revestido

Os revestimentos de cabos de aço, consistem em aplicar uma camada externa de um polímero que pode ser o nylon poliamida 12 ou em PVC, esses revestimentos são bastante úteis quando é necessária alguma sinalização através de cores, ou quando esses cabos atuam sob roldanas ou polias também fabricadas ou revestidas em algum polímero, como equipamentos de envasamento de bebidas ou equipamentos de musculação.

Tudo em um só lugar

A Acro Cabos de Aço conta com amplo catálogo de cabos com diferentes acabamentos, revestimentos e funcionalidades, além de ser distribuidor oficial da linha elevadores CIMAF. A Acro Cabos de Aço preza pela qualidade de seus produtos, que possuem qualidade superior e preços justos.