CINTAS DE CARGA – 03 SINAIS QUE É HORA DE TROCAR!

Cintas de carga são equipamentos usados para o transporte de materiais pesados de diferentes tipos, capacidades de cargas e movimentações, como içamento para armazenamento e deslocamento das peças no ambiente industrial.

Se você precisa das cintas de carga para o deslocamento de itens mais pesados, o produto usado para garantir a segurança deve considerar alguns fatores, como: o material com o qual é fabricado e a forma de obtenção dos fios para mais resistência, não se rompendo com a pressão.

Quais as características das cintas de carga?

Entre as principais características das cintas de carga estão: elas podem ser planas ou tubulares e são fabricadas com algumas especificidades, como:

  • São produzidas com fios sintéticos, feitos a partir de fibras sintéticas que vêm de materiais derivados do petróleo, como o poliéster, por exemplo;
  • As cintas de carga contam com alta tenacidade. Isso significa que elas absorvem energia e podem até se deformar, mas não se rompem, ou seja, são bastante resistentes;
  • Os fios são formados por multifilamentos, que são fios bem finos e são agrupados para maior resistência.

Assim, cintas de carga são aplicadas em diversos setores que trabalham com levantamento e movimentção de cargas como: pesca, agronegócio, automotivo, entre outros.

Quando é preciso trocar as cintas de carga?

As cintas de carga são equipamentos confiáveis. Portanto, não se desgastam de uma hora para outra. Porém, antes da utilização é importante diariamente verificar se existem possíveis problemas para, se precisar, fazer a substituição por novas.

Afinal, as verificações de segurança ajudam a evitar acidentes e perda de carga. Desse modo, confira 3 sinais de que chegou o momento de trocar as cintas por outras: 

  1. Danos na capa – cortes e escamas: com o tempo de uso e a movimentação, podem haver cortes ou danos nas cintas. Nesses casos, é importante trocá-las para não romper e derrubar as cargas;
  2.  Desgastes localizados: o calor de alguns processos industriais e até mesmo o uso constante de produtos químicos podem causar desgastes na cinta e isso traz riscos para os trabalhadores;
  3. Aparência vidrada: o enfraquecimento das fibras da cinta podem causar uma aparência vidrada e gerar um rompimento.

Diante desses problemas é fundamental retirar a cinta e encaminhá-la para uma avaliação por um profissional que seja qualificado.

Além disso, é de extrema importância a utilização de acessórios no tamanho adequado, para garantir maior firmeza e segurança.

Dessa forma, é possível perceber em três diferentes aspectos quando uma cinta de carga precisará ser trocada, para garantir a segurança do material transportado bem como dos operadores responsáveis pelo manuseio.

Leia, também: O processo de elevação de cargas

Escolha do fornecedor

A empresa que precisa de cinta de cargas deve buscar fornecedores no mercado com experiência na produção desse tipo de equipamento, além de um amplo portfólio de produto para atender as mais diferentes necessidades no içamento e manuseio de cargas.

Um exemplo de fornecedor é a Acro Cabos de Aço, que disponibiliza diferentes marcas de produtos e disponibiliza vários serviços em diversos segmentos.

A Acro Cabos de Aço trabalha com transparência e segurança no fornecimento dos produtos, todos regularmente testados pelos órgãos competentes, garantindo o bom uso dos equipamentos.

Solicite agora, clicando aqui, um orçamento!

Posts Similares