Como reduzir custos com a inspeção e recertificação de lingas de cabos de aço?

A recertificação de lingas de cabos de aço pode ser utilizada como ferramenta de redução de custos onde o proprietário da linga faz essa opção ao invés de adquirir uma nova linga.

Antes de falarmos um pouco sobre a inspeção e recertificação de lingas de cabos de aço, vamos entender melhor o que são as lingas e para que servem?

Utilizadas amplamente na movimentação, elevação e amarração de cargas, elas são utilizadas para se conectar diretamente ao material que precisa ser transportado ou a acessórios que participarão deste transporte, tais como ganchos, manilhas, balancins e etc.

As lingas de cabos de aço são também conhecidas como eslinga, estropo ou laço, e são confeccionadas a partir dos cabos de aço, onde em suas extremidades é formado um “olhal”. Elas podem ser equipadas com uma sapatilha em seu olhal, conforme a necessidade de sua aplicação. Essa sapatilha protege o olhal da linga contra amassamentos e abrasão.

Os olhais das lingas são trançados manualmente e, para atender a necessidade de cada aplicação de uso, podem apresentar várias configurações além de serem usadas com acessórios, como: manilhas, ganchos, sapatilhas, ou anéis de sustentação. Para garantir sua resistência, ao final de sua trançagem, a linga é prensada com uma presilha de aço, que garante total segurança no trançado e na formação do olhal. No entanto, existem trançados sem presilhas, mas estes são destinados a operações leves, onde seu uso não é recomendado para lingas que sofrerão algum tipo de rotação.

Já as lingas de cabos de aço tipo Grommet, também conhecidas como linga de cabo de aço sem fim, são utilizadas para cargas elevadas, sendo trançadas manualmente formando uma circunferência que é determinada conforme o diâmetro do cabo de aço.

 

 

Inspeções obrigatórias e Recertificação de lingas de cabos de aço

Durante suas possíveis utilizações, as lingas estão sujeitas a diversas situações que acabam por afetar sua integridade, portanto é necessário assegurar que estas estejam sempre prontas e seguras para o uso. E para identificar possíveis falhas ou desgastes que possam comprometer a segurança da aplicação, é importante a realização de inspeções periódicas que podem ser feitas por operadores devidamente capacitados, por profissionais contratados que realizem o serviço de inspeção técnica in loco ou através da recertificação com teste de carga. Agora vamos entender melhor se você está tomando todas as medidas necessárias para garantir o uso adequado das lingas.

Para as lingas de cabos de aço, a norma técnica NBR 13541-2:2017, traz no item 7.3, que todas as lingas devem ser inspecionadas pelo menos 1 vez por ano. Esta inspeção deve ser registrada em documento, com os dados do proprietário, identificação da linga, fabricante da linga, seus danos (caso seja identificado algum), recomendações necessárias para preservação, data, nome, assinatura e registro do inspetor. Neste caso, você pode treinar um operador de sua equipe para realizar essa inspeção adequadamente e com isso melhorar a segurança das movimentações e reduzir custos com descarte desnecessário das lingas. Vale destacar aqui que em muitas empresas que já realizamos o serviço de inspeção técnica, identificamos que lingas haviam sido descartadas por oxidação e que na verdade, não estavam com o grau de oxidação suficiente para comprometer seu uso. Dessa forma, a inspeção realizada por um profissional capacitado é capaz de evitar desperdício e promover uma redução de custos expressiva.

Caso sua empresa não realize essas inspeções a cada pelo menos 1 ano, ou caso as tenha realizado mas não tenham feito o registro adequado da inspeção, a norma prevê a obrigatoriedade de realização de um teste de carga não destrutivo – chamado de Ensaio de Prova – que tem como objetivo identificar uma carga de trabalho segura para a linga. Esta carga deve ser anotada nos registros de inspeção e também repassada para a plaqueta de identificação.

Além das situações mencionadas acima, a norma NBR 13541-2:2017 informa que a cada 4 anos, todas as lingas de cabos de aço devem passar obrigatoriamente  por um Ensaio de Prova.

Como é realizado o ensaio de prova de carga?

O ensaio de prova é realizado através de uma máquina de tração que consiste em aplicar uma tensão do dobro da carga de trabalho da linga, quando conhecida, e manter essa tensão por 1 minuto. Em seguida, é feita uma inspeção visual na linga para verificar possíveis remontagens de pernas, escorregamento de presilha e deformações diversas que comprometem a utilização segura da linga. As exceções para estes ensaios são para lingas com cargas desconhecidas, nesses casos a tensão aplicada é determinada pela menor classificação da linga, ou seja, categoria IPS, e para lingas com sapatilhas protetoras a tensão aplicada limita-se a 27% da carga de ruptura do cabo de aço. Quando o cabo de aço é desconhecido a classificação da linga também é adotada como IPS.

 

 

Os ensaios de prova de carga recertificam as lingas de cabos de aço para utilização com total segurança para a carga determinada.

Quer saber como podemos te ajudar?

Se você ainda não realiza corretamente as inspeções e quer reduzir custos de descarte de lingas e até mesmo de outros materiais, entre em contato com um de nossos especialistas pelo telefone (11) 4933-1054.

Posts Similares