|

CORDAS DE POLIPROPILENO – CONHEÇA SUAS VANTAGENS

Fabricadas em polipropileno, um polímero termoplástico que se destaca por sua maleabilidade, resistência e por suportar diferentes níveis de peso e tração, as cordas de polipropileno trazem inúmeras vantagens e possibilidades de aplicação. Continue lendo para saber mais!

Aplicações das cordas de polipropileno

As cordas de polipropileno são empregadas em diferentes setores da indústria, da logística e até mesmo em equipamentos e estruturas tão presentes no dia-a-dia das pessoas. Um exemplo claro são as academias, que utilizam as cordas em instalações e aparelhos de crossfit.

Na indústria, as cordas de polipropileno são muito utilizadas para amarração de produtos e em operações que demandam a elevação e movimentação de caixas, sacas e outros tipos de invólucros. As cordas também são usadas para fixar cargas em caminhões e embarcações.

No ramo naval as cordas de polipropileno também são facilmente encontradas para promover a atracação de barcos e sua fixação em portos e trapiches. Isso porque o polipropileno possui ótima resistência à água e não reage a ela, o que não interfere em sua usabilidade e vida útil.

Vantagens que só as cordas de polipropileno proporcionam

A variedade de aplicações das cordas de polipropileno apenas evidencia o quão versáteis elas são. Além disso, por suas especificidades físico-químicas, elas são compatíveis com diferentes tipos de contextos e empregos, principalmente em ambientes marítimos. Confira:

  1. Maleáveis

As cordas confeccionadas em polipropileno, ou corda de poliamida, são mais maleáveis e agradáveis ao toque do que as confeccionadas em aço, por exemplo. Por isso, em aplicações nas quais elas são manuseadas diretamente, como amarrações em embarcações, essas cordas são mais indicadas.

A propriedade física de maleabilidade também torna esse tipo de corda mais adequado para amarrações rápidas. Para maior firmeza nas amarrações e facilidade de movimentação, ganchos, prendedores com elástico e grampos podem ser utilizados em conjunto com a corda;

  1. Relação custo-benefício

O valor de mercado de uma corda de polipropileno não é elevado. Além disso, por ser leve e durável, não é caro transportar esse tipo de material nem haverá necessidade de substituí-lo com frequência. Assim, as cordas possuem ótima relação custo-benefício;

  1. Ideal para áreas externas

Não é à toa que as cordas de polipropileno são as mais empregadas no setor naval, especialmente para atracar os barcos: flutuam na água e são resistentes à umidade e aos raios solares. Seus filamentos não se deterioram ou apresentam ressecamento..

Os modelos de cordas trançados são os mais indicados para o setor marítimo. Porém, por suas características e alta resistência, eles também podem ser aplicados nas indústrias químicas, já que não reagem a solventes orgânicos e são resistentes a componentes alcalinos e ácidos.

Busque sempre o melhor fornecedor

A Acro Cabos de Aço é referência nos segmentos de cabos de cordas navais. Possuímos amplo catálogo e opções de cordas e acessórios para suprir as demandas da indústria, comércio e logística, tudo com preços competitivos e atendimento personalizado.

Com distribuição para todo Brasil, a Acro Cabos de Aço coloca-se à disposição para analisar as necessidades do seu negócio e oferecer soluções eficazes e dentro do seu orçamento para aquisição de cabos e acessórios que tornarão suas operações muito mais seguras e assertivas.

Posts Similares