ELEVAÇÃO DE CARGAS PESADAS
ELEVAÇÃO DE CARGAS PESADAS – FIQUE SEGURO
Independente do segmento da indústria a que se refere, aquela que se utiliza do processo de elevação de cargas pesadas deve se atentar às medidas de segurança para que tudo corra bem e sem nenhum tipo de acidente.
Ao englobar uma operação de risco, a elevação de cargas pesadas é responsável, segundo a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho, por pelo menos 700 mil acidentes de trabalho por ano, por isso, adotar procedimentos de segurança é fundamental.
Procedimentos de segurança para a elevação de cargas pesadas
Antes de tudo, é preciso saber que as normas que regem esse tipo de serviço são as seguintes: NR-11, NR-12 e NR-18, já que elas definem condições adequadas para o manuseio, o armazenamento, o transporte e a movimentação de materiais diversos.
Mas, no geral, existem alguns itens que devem ser sempre cumpridos no processo de elevação de cargas pesadas, principalmente no que se refere à adequação dos acessórios, que devem ser adquiridos por meio de empresas sérias e confiáveis, tais como a Acro Cabos de Aço.
Veja quais são as principais medidas a serem tomadas quando o assunto é a elevação de cargas pesadas:
– Treinamento constante da equipe de trabalho
O treinamento da equipe consiste em planejar a rota da movimentação, levando sempre em consideração todos os problemas que podem acontecer durante o caminho.
Passagens obstruídas, interferências e espaço limitado devem ser levados em conta por toda a equipe em suas respectivas funções, tais como os operadores dos maquinários – todos devem se preparar para agir conforme a situação.
– Utilização de EPI e EPC específico para o processo de elevação, movimentação e içamento
Os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e os EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) são muito importantes para a redução de riscos de acidentes, objetivando, assim, a integridade física da equipe.
São eles: capacetes, viseiras, óculos, luvas, máscaras, botas, protetores auriculares (caso necessário), oculares, faciais e até respiratórios, tudo depende do tipo de carga que será movimentada.
– Adequação dos acessórios de elevação e movimentação de cargas
Os acessórios nada mais são do que os próprios equipamentos utilizados em todo o processo de elevação de cargas pesadas e, englobam, por exemplo:
– cintas de elevação e cordas, próprias para movimentação;
– cabos de aço para elevação com guindastes e guinchos;
– cabos navais, direcionados aos processos que envolvem plataformas de petróleo, refinarias, embarcações e velamentos;
– acessórios gerais para os cabos de aço como – sapatilha, mosquetão, manilha, grampo, esticador e olhal;
– cintas para amarração, que garantem o içamento das cargas de materiais delicados e
– linhas, laços e estropos que, com diferentes metragens, possuem em sua extremidade um olhal prensado, servindo para a movimentação das cargas.
Assim, além de disponibilizar os acessórios e produtos para a elevação de cargas pesadas, empresas como a Acro Cabos de Aço também oferecem outros serviços direcionados para esse segmento, como operações de movimentação e amarração de cargas, inspeção completa e ensaios de tração e projetos de engenharia e treinamento técnico.
Elevação de cargas pesadas – Fique Seguro.