Linha de vida na Construção Civil
Saiba como realizar a fixação de cabos de aço com grampos
Para garantir a segurança de trabalhos em grandes alturas, a linha de vida é muito utilizada, principalmente na construção civil. Trata-se de equipamentos de proteção coletivo (EPC) que se baseiam em sistemas de ancoragem feitos com cabos de aço ou cordas.
A linha da vida pode ser definitiva ou provisória e horizontais ou verticais, dependendo da situação. No contexto apresentado, grande parte é provisória, de forma que pode ser retirada e reinstalada conforme o andamento da obra. Em manutenções de telhados ou manutenção de dutos de ar condicionado, geralmente são definitivas.
Para assegurar a qualidade destes equipamentos, existem normas regulamentadoras como a NR 18 e NR 35, específicas para trabalhos em altura, e as NBR’s 16325-1 e 16325-2, que derivam da norma europeia EN795 – porém adaptadas às peculiaridades do mercado nacional.
Como deve ser feita a montagem dos grampos (Clipes) no cabo de aço?
O grampo ou clipe deve ser selecionado de acordo com o diâmetro do cabo de aço. Esse diâmetro determinará, inclusive, a quantidade de grampos para uma fixação adequada, bem como o espaçamento entre eles.
A haste roscada deve ficar posicionada sob a extremidade cortada do cabo e as bases nesta extremidade sustentarão os trabalhadores. Com a fixação correta, há a garantia de suporte de 80% da carga de ruptura do cabo de aço, ou seja, se o cabo foi projetado para uma suposta ruptura a 1000 kgf, este tipo de fixação apresentará ruptura acima de 800 kgf.
O que a Acro pode oferecer para uso em linhas de vida?
- Chumbadores;
- Olhais de suspenção;
- Cabos de aço galvanizados da classe 6×19 com alma de aço;
- Grampos leves ou pesados (clipes);
- Sapatilhas protetoras;
- Esticadores forjados galvanizados;
- Trava-quedas.
Venha conhecer todas as nossas soluções.