REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CABOS DE AÇO – INSPEÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Os cabos de aço se deterioram por muitas razões e a sua resistência diminui durante a vida útil. Para garantir o uso seguro dos cabos de aço em equipamentos (guindastes móveis, guindastes portuários, equipamentos de mineração, elevadores, pontes rolantes, pontes estaiadas entre outros), é necessário realizar ensaios não destrutivos em cabos de aço periodicamente tal como a inspeção visual e dimensional e, no caso dos cabos de aço instalados em equipamentos com grandes comprimentos e que não podem ser removidos, realizar a inspeção eletromagnética para que, após o resultado, o usuário possa tomar a decisão de mantê-los ou descartá-los no momento correto, sem comprometer a segurança das operações de içamento e movimentação de cargas.

A inspeção visual e dimensional externa em cabos de aço permite analisar cerca de 20% da quantidade total dos arames que compõem o cabo, sendo que os 80% restantes encontram-se na parte interna do mesmo, não permitindo sua inspeção. Danos e avarias podem ocorrer na alma de aço dos cabos e com a inspeção visual externa alguns danos não serão detectados.

A inspeção eletromagnética em cabos de aço é uma técnica aplicada na manutenção preditiva que permite um aumento de vida útil dos cabos de aço inspecionados com total segurança. É possível detectar arames rompidos e perdas de material no cabo, por corrosão ou desgastes. A Inspeção eletromagnética em Cabo de aço ferromagnético é padronizado pela norma ASTM E 1571 e realizada em conformidade com a ABNT NBR 16073.

Utiliza o efeito Hall para detecção das distorções dos fluxos magnéticos ocasionados pela ruptura de um fio, corrosão, trincas ou entalhes, chamados de defeitos localizados (LF), tanto nas pernas externas como no interior do cabo, vales e alma. Através da variação da intensidade do fluxo magnético que passa por fora do cabo é possível medir quantitativamente a perda de secção ao longo do cabo (LMA).

Os principais objetivos desta inspeção são:

– Identificar ruptura de fios, corrosão, trincas ou entalhes, chamados de defeitos localizados (LF), tanto nas pernas externas como no interior do cabo, vales e alma;

– Identificar a perda de secção ao longo do cabo (LMA), ou perda de massa;

– Aumentar a vida útil dos cabos;

– Aumentar a segurança das pessoas;

– Aumentar a disponibilidade dos equipamentos.

O método em questão utiliza detectores de fluxo magnético que são posicionados entre os polos do ímã permanente e o cabo de aço medindo o fluxo magnético que retorna do cabo de aço. Este fluxo magnético é proporcional à massa metálica compreendida entre os polos do ímã permanente e nos apresentarão os seguintes resultados:

– Porcentagem de Perda de Área na Seção Reta Metálica (LMA – “Loss of Metallic Cross-Sectional Area”).

– Quantidade de material (massa) perdida na seção reta do cabo de aço, devido à corrosão/abrasão, interna ou externa, ou ausência de arame ao longo de um segmento do cabo de aço.

– Defeito Localizado (LF – Local Flaw)

– Descontinuidades no cabo de aço, tais como arame rompido ou danificado, pit de corrosão e entalhe.

A redução de área metálica será medida através da comparação de um ponto de referência do cabo que representa a máxima sessão de área metálica (que será medida pelo instrumento) e outro ponto aleatório ao longo do comprimento do cabo de aço. A corrosão e o rompimento de arames serão detectados em função da descontinuidade do fluxo magnético aplicado no cabo e detectado pelo instrumento de leitura.

Os equipamentos que utilizamos para realizar as inspeções eletromagnéticas em cabos de aço possuem faixa de operação em cabos de aço com diâmetro variando entre 6 a 26mm, 22mm á 45mm, 40mm á 64mm, 60mm á 85mm, 80mm á 120mm e 100mm á 175mm.

Estão incluídos os cabos de aço convencionais ou especiais com alma de aço e os cabos de aço com alma de fibra, onde somente as pernas externas poderão ser inspecionadas por este método devido à alma de sisal ou polipropileno não poder ser magnetizada.

Os resultados dos ensaios não destrutivos em cabos de aço serão automaticamente gerados pelo software específico, interpretados e apresentados ao cliente. Consulte nossos profissionais e agende uma visita técnica para apresentação deste serviço com maiores detalhes.

Posts Similares