O cabo de aço naval é um produto fundamental para a indústria marítima e todas as atividades, públicas ou privadas, que envolvem embarcações. Dessa forma, são cabeamentos muito resistentes, principalmente ao atrito e a ações atmosféricas.

Quais são os usos do cabo de aço naval?

Esse modelo de cabo pode ser encontrado nas versões revestidas e galvanizadas. Assim, o foco maior é a força, a resistência e a durabilidade. Esses tipos de produto têm diversos usos, como:

O uso do cabo naval é muito empregado também em estaleiros, na construção de embarcações. Dessa forma, nesses casos, eles são vitais para o uso de equipamentos como:

  • Rebocadores;
  • Carreiras.

Esse tipo de componente é valorizado por ser muito robusto e suportar ações corrosivas, como chuva, água do mar e maresias. Além disso, quando revestidas e galvanizadas, ganham maior durabilidade, oferecendo um bom custo-benefício.

Do começo ao fim

Esse modelo de cabo está presente na indústria naval desde a construção de embarcações e plataformas até o uso efetivo delas. Assim, é um elemento vital para a manutenção desse setor.

Qual a importância do cabo de aço naval?

Toda indústria naval e marinha depende desse modelo, por ser o tipo mais resistente à corrosão, incluindo a da água do mar e o sol. No entanto, estes cabos também são usados em ambientes internos, sempre com base na sustentação.

O cabo de aço naval, revestido ou galvanizado, é ideal para atividades estáticas ou operações nas quais há grande intensidade de atritos. Graças a eles, essa indústria, que é vital para a economia, pode gerar empregos e funcionar de forma eficaz.

Tamanho

Um dos maiores destaques desse tipo de cabo é que ele é usado para estruturas grandes, que exigem força. Dessa forma, além da proteção à oxidação, ele também tem como característica suportar muito peso.

Prós e contras

Esses cabos de aço galvanizados ou revestidos, como o uso de PVC, são vitais para a indústria naval. Entretanto, tanto ele quanto o zinco são metais que causam impacto na natureza, como:

  • Intoxicação;
  • Desmatamento;
  • Emissão de gases do efeito estufa;
  • Contaminação.

A produção de aço envolve a queima de carvão vegetal, que tem como origem a destruição de florestas. Assim, também tem relação direta com a liberação de gases que aumentam os impactos do aquecimento global.

O zinco, apesar de ser um metal já presente na natureza, inclusive na composição dos organismos, quando consumido em excesso de forma artificial, como de objetos galvanizados, causa intoxicação.

O PVC, um polímero à base de cloro e etileno, causa mais danos durante a fabricação, quando há a liberação de muitos gases tóxicos. No entanto, há tecnologia na indústria química para reduzir esses impactos.

Reciclagem

Apesar de todos os pontos negativos que envolvem a fabricação de cabos navais, todos os materiais usados, o aço, o zinco empregado na galvanização e o PVC podem ser reciclados e ganham novos usos, assim, tem-se mais economia e proteção à natureza.

Uma decisão sábia

O cabo de aço naval é um componente vital para atividades pequenas ou grandes dentro da indústria marítima, seja na base, na estrutura, ou no ponto mais alto de produção e funcionalidade. Dessa forma, escolher bons fornecedores é fundamental.

Com uma boa orientação e optando por fabricantes éticos, que respeitam as normas regulatórias, as leis ambientais e trabalhistas, escolher o melhor lugar para comprar cabos de aço naval se torna mais seguro e com garantia de qualidade.

Tags: Cabo de aço naval melhor preço em SP Cabo de aço naval, Vendas de Cabo de aço naval, Valores de Cabo de aço naval, Empresa de Cabo de aço naval, Cabo de aço naval de qualidade.
O texto acima "Cabo de aço naval" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais