Cabo de aço inox: qual a diferença entre AISI 304 e AISI 316?

Você já esteve na dúvida em qual cabo de aço inoxidável é mais apropriado para as suas atividades e seus ambientes? O AISI 304 ou o AISI 316? A resistência à corrosão do aço inox varia de acordo com o seu grau, por isso é extremamente importante entender qual dos dois é mais adequado para atender suas necessidades.

O que é cabo de aço inox?

Como o nome já nos adianta, os cabos são fabricados com aço inoxidável, o conhecido ‘inox’ e é um instrumento que oferece alta qualidade e alto teor de resistência à corrosão.

Sua utilização é indicada para ambientes onde possa existir o ataque de substâncias corrosivas ao aço, como ácido sulfúrico, banhos clorados e soluções alcalinas, por exemplo, como muitos outros.

Além de ser útil para esses ambientes, eles também podem ser instalados em locais externos ou internos para melhorar o aspecto visual, ou seja, contando como parte da decoração.

Os cabos se transformaram na solução ideal para diversos tipos de trabalhos, principalmente em casos onde os cabos com arames galvanizados não são suficientementes duráveis para conter toda a oxidação ou quando o tempo de troca dos instrumentos deve ser estendida.

Entre os graus mais comuns de aço, estão as ligas AISI 304 e AISI 316. AISI é o Sistema americano para a classificação dos aços (American Iron and Steel Institute).Continue lendo para descobrir quais são as principais diferenças entre ambas.

O que é o aço inox 304 e quais suas características?

Conhecido como o aço inoxidável mais comum e utilizado do mercado, o AISI 304 proporciona toda a resistência necessária, além de oferecer acabamentos mais atraentes e menor custo de manutenção.

Ele é capaz de evitar a corrosão da maioria dos ácidos oxidantes e por isso, torna-se um utensílio fácil de ser desinfetado, tornando-se ideal para a fabricação de equipamentos hospitalares, alimentícios, farmacêuticos, eletroeletrônicos e muitos outros.

O que é o aço inox AISI 316? Quais são as suas características?

O segundo cabo de aço inox mais utilizado é o AISI 316. Semelhante ao AISI 304, ele é o mais escolhido para atuar nas atividades marítimas, sendo extremamente resistente à corrosão, principalmente contra cloretos e solventes industriais.

São bastante utilizados na fabricação de equipamentos de processamento, químicos e refinaria, sem contar que graças às suas composições não-reativas, o AISI 316 também pode ser usado na produção de instrumentos cirúrgicos.

Mas afinal, quais são as diferenças entre o aço AISI 304 e o AISI 316?

A principal diferença entre eles está na adição de molibdênio, uma composição que oferece um índice maior de resistência à corrosão. O aço inoxidável AISI 316 carrega tal elemento em sua formação, diferentemente do AISI 304, que não possui.

Além disso o aço inox AISI 304 tende a ser uma escolha mais econômica e prática para a grande maioria dos ambientes, entretanto, não possui a mesma resistência que o AISI 316.

O aço inox AISI 304 pode ser a melhor alternativa para os profissionais que desejam trabalhar com maior conformabilidade e acessibilidade.

Já o AISI 316 é um aço inox que pode ser instalado em ambientes que possuem grande quantidade de elementos corrosivos. Também pode ser colocado debaixo d’água e nas atividades que exigem maior resistência e dureza.

Deu para entender um pouco sobre as principais diferenças entre os cabos de aço AISI 304 e o AISI 316? Acesse o nosso site https://acrocabo.com.br/ e compre já a melhor opção para sua atividade!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

AVISO IMPORTANTE

De acordo com as recentes orientações das entidades de saúde e determinações legais sobre o COVID-19 e, acima de tudo, agindo com responsabilidade social, algumas decisões foram tomadas ao longo da semana e gostaríamos de compartilhar com você:

LER COMUNICADO

WhatsApp chat