ONDE ENCONTRAR CABO DE AÇO PARA ELEVADOR DE QUALIDADE?

Encontrar um cabo de aço para elevador é uma tarefa que exige muita pesquisa e, claro, um fornecedor de confiança. Por se tratar de um produto que precisa garantir total segurança na hora do funcionamento, o cabo de aço para elevador deve trabalhar em conjunto com outras partes do equipamento e apresentar excelente vida útil.

Os elevadores, além de oferecer uma ampla agilidade no transporte vertical de cargas e pessoas, é um dos equipamentos mais seguros do mundo e essa segurança é obtida também por conta da alta qualidade dos cabos de aço.

Cabo de aço de elevador: quais as características principais?

O cabo de aço de elevadores possui uma construção e uma composição própria, específica para esse tipo de aplicação. Essas características garantem a segurança e a longevidade da vida útil desses cabos e partes do elevador, como polias de tração e de desvio.

  • Cabos de tração

Os cabos de tração possuem a construção 8×19, ou seja, são cabos constituídos de uma única camada de 8 pernas, que são agrupamentos de arames, onde cada agrupamento possui 19 arames, sendo 1 arame central, 9 arames na primeira camada e mais 9 arames com diâmetro mais grosso na camada externa, uma característica dos cabos de composição Seale, próprios para suportarem a tração gerada pela polia, tração essa necessária para colocar o elevador em movimento e, todas essas 8 pernas de 19 arames, são torcidas em volta de uma alma de fibra natural, desenvolvida para absorver a lubrificação periódica oriunda das manutenções preventivas.

  • Cabos do regulador de velocidade

Inventado por Elisha Graves Otis em 1852, o regulador de velocidade é o principal dispositivo de segurança dos elevadores de passageiros. Ele funciona com um cabo de aço que fica preso na cabine, geralmente no topo, o qual vai até a casa de máquinas, passa por sua polia, com um sistema mecânico com inércia previamente ajustada, desce até o fundo do poço/passadiço e retorna até a cabine. Esse cabo é responsável por transmitir ao regulador a velocidade da cabine, onde qualquer variação modifica a inércia do regulador, acionando um sistema de segurança. Esse cabo pode seguir as mesmas especificações do cabo de tração 8×19 Seale com alma de fibra, ou ser um cabo de uso geral 6×19 Seale com alma de fibra.

  • Cabos dos operadores de porta de cabine/ portas de abertura e fechamento central ou lateral.

Além dos cabos de tração e do regulador de velocidade, temos outros cabos de aço distribuídos por diversas partes do elevador, os quais são responsáveis por transmitir movimento a todas as portas de pavimento, com exceção das portas tipo batente e a porta da cabine do elevador. Esses cabos são cabos de construção 6×19 com alma de fibra que em diâmetros abaixo de 4,8 mm, possuem uma boa flexibilidade.

Leia, também: Por que conhecer a composição do cabo de aço

O que considerar na hora de encontrar o cabo de aço para elevador

Nesse sentido, ao considerar todos esses fatores na hora de adquirir um cabo de aço para elevador, é preciso levar em consideração se o distribuidor possui um responsável técnico, registro no CREA da região e, claro, se o produto atende aos requisitos normativos e legais em vigor.

Veja dois dos principais pontos que precisam de maior observação na hora da compra dos cabos de aço:

  • Experiência

Verificar se a empresa está consolidada no mercado atendendo fabricantes, empresas conservadoras de elevadores e condomínios.

  • Certificações

Por tratar do transporte e da segurança de pessoas, é necessário que haja responsabilidade técnica, destacada em registros no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Certificações que tangem à qualidade, por exemplo a ISO 9001, isso corrobora com boas práticas, atendimento a normas e rastreabilidade dos produtos.

Conferir se os produtos atendem às normas nacionais ou mesmo internacionais como a NBR 2408 e ISO 4344.

Gostou do artigo?  Compartilhe!

Posts Similares