CABOS DE AÇO PARA LINHAS DE VIDA – QUAL É O IDEAL?

As linhas de vida são itens indispensáveis para profissionais que estão expostos a riscos de quedas. As linhas de vida podem ser de cabos de aço ou de cabos sintéticos e, ainda, serem provisórias, para trabalhos temporários ou permanentes, que ficam disponíveis para constantes acessos para serviços de manutenção.

Não por acaso, as linhas de vida são consideradas Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), já que podem ser usadas por mais de um trabalhador ao mesmo tempo. Isso significa que a escolha certa dos cabos de aço para linhas de vida preserva a integridade física de muitas pessoas.

Os cabos de aço para linhas de vida

Os cabos de aço para linhas de vida mais utilizados são os galvanizados ou até inoxidáveis na construção 6 x 19, com composição Seale, que traz arames mais grossos na parte externa do cabo, dando maior resistência ao desgaste por abrasão e alma de aço, essa responsável por dar maior resistência à tração. Não recomendamos o uso de cabos com alma de fibra, pois essas podem, no decorrer dos anos, se deteriorarem.

Saiba mais sobre a composição do cabo aço – clique aqui

Acessórios e outros equipamentos

As linhas de vida não são constituídas apenas pelos cabos de aço, outros equipamentos de uso coletivo e individual são demandados para viabilizar as operações:

  • Esticadores – são responsáveis por tensionar as linhas de vida, para que não fiquem frouxas.
  • Grampos – são utilizados para formar olhais, assim possibilitando a fixação nas estruturas;
  • Cintos – são equipamentos de proteção individual EPI, fabricados com fitas sintéticas utilizadas pelos usuários;
  • Amortecedores dinâmicos – são dispositivos que absorvem parte da energia em caso de queda de usuário;
  • Talabartes – são os dispositivos que fazem a conexão do usuário à linha de vida, possibilitando a sua movimentação.
  • Trava-quedas – proporcionam mais ergonomia aos usuários facilitando as atividades.

Aplicação dos cabos de aço para linhas de vida

Sempre que os trabalhos forem executados a dois metros de altura ou mais, é preciso estruturar as linhas de vida, tais como trabalhadores que atuam em telhados, que realizam manutenção em altura, carregamento de caminhões e contêineres e em laterais de pontes rolantes.

O tipo de trabalho desenvolvido irá determinar qual a melhor linha de vida que deve ser utilizada, seja permanente ou provisória, vertical ou horizontal e etc., mas em todos os casos teremos a presença de cabos de aço ou cabos sintéticos.

Leia, também: Quando é preciso substituir um cabo de aço. Clique aqui

Logo, a qualidade e resistência destes produtos não podem ser ignoradas. A Acro Cabos de Aço é referência no segmento de distribuição de cabos de aço para linhas de vida e segue todas as normas que regulamentam o setor, como a NBR 16325 e a NR-35.

É preciso lembrar que, por se tratar da segurança de pessoas, é imprescindível que os equipamentos estejam de acordo com todas as normas técnicas de fabricação e a Acro Cabos de Aço genuinamente tem essa preocupação.

Por fim, no amplo catálogo de produtos da Acro Cabos de Aço é possível encontrar o cabo certo para a estrutura que se pretende montar, além de atendimento personalizado, preços justos e entregas pontuais para todo país.

Posts Similares