Entenda mais sobre os coeficientes ou fatores de segurança.

Você sabia que o responsável pelo projeto de elementos estruturais ou mecânicos, instalações, equipamentos, produtos ou subprodutos deve restringir a tensão aplicada a um nível seguro? E para tal existe uma relação entre a tensão admissível num projeto e uma tensão de ruptura em todas as hipóteses, essa relação é chamada Coeficiente de Segurança ou Fator de Segurança.

Podemos considerar o Coeficiente ou Fator de Segurança como uma reserva estratégica para prevenir incertezas quanto às propriedades dos materiais, esforços aplicados, variações principalmente entre a estática e a dinâmica.

Comumente, no nosso segmento, cabos de aço, cordas e cordoalhas são comercializados de acordo com sua carga de ruptura, pois serão empregados em aplicações onde já foram especificados os coeficientes de segurança, tais como elevadores de carga ou passageiros, teleféricos, guindastes, pontes rolantes, linhas de vida e etc.

Produtos manufaturados, beneficiados ou subprodutos possuem coeficientes de segurança pré- estabelecidos em projetos ou respectivas normas. Nestes casos a comercialização é feita através das cargas máximas de trabalho (CMT ou WLL) e associados aos respectivos coeficientes de segurança que não podem ser suprimidos.

Exemplos:

  • Laços de cabos de aço possuem coeficiente de segurança = 5
  • Cintas de poliéster possuem coeficiente de segurança = 7
  • Lingas de corrente possuem coeficiente de segurança = 4
  • Manilhas possuem coeficiente de segurança = 5 e 6
  • Olhais possuem coeficiente de segurança = 4 a 6
  • Esticadores possuem coeficiente de segurança = 3 a 5

Não existem ressalvas quanto ao superdimensionamento dos coeficientes de segurança, ou seja, eles podem ser maiores que os pré-estabelecidos em projeto ou normas.

Lembrando:

Carga Mínima de Ruptura (CRM)= Carga Máxima de Trabalho (CMT) x Coeficiente de Segurança (C)

#acrocabo #coeficientedeseguranca #fatordeseguranca #engenharia #lacosdecabodeaco #cabodeaco #cintaselevacao #lingasdecorrente #elevacaodecarga #movimentacaodecarga #amarracaodecarga

Compartilhe!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

EnglishPortugueseSpanish
WhatsApp chat