Como armazenar corretamente os cabos de aço para garantir maior durabilidade?

Você já sabe como utilizar os cabos de aço, certo?! Mas e quanto a parte de armazenagem, você faz isso corretamente? Pode não parecer, mas armazená-los da forma correta, também é um processo extremamente importante e que pode afetar diretamente a vida útil dos cabos de aço.

Os cabos de aço, apesar de toda a resistência, tornam-se sensíveis quando pensamos no quesito armazenamento. Não podemos utilizá-los e simplesmente deixá-los jogados em qualquer lugar. É preciso ter responsabilidade na hora para conservá-los.

Mas antes de iniciar o processo de armazenamento, precisamos realizar um procedimento muito importante: a limpeza. Leia o conteúdo abaixo para saber mais:

Como limpar os cabos de aço?

Antes de armazenar os cabos de aço, precisamos realizar uma breve limpeza para prolongar a vida útil dos mesmos e evitar qualquer tipo de dano.

A limpeza dos cabos pode ser realizada com escovas, estopas ou flanelas, retirando detritos de areia, terra ou barro. Caso os cabos estejam molhados, eles necessitam de secagem para evitar oxidações. Após essa etapa da limpeza, lubrificantes em spray podem finalizar o processo.

Mas afinal, como os cabos de aço devem ser armazenados?

Depois de ter realizado a limpeza preventiva, chegou a hora de guardá-los, e para isso, eles devem estar enrolados com uma tensão inicial, ou seja, a direção do enrolamento deve ser sempre a mesma, garantindo que eles não estejam torcidos. 

Outro aspecto importante, é que caso os cabos sejam enrolados em bobinas, eles devem estar bem fixados no início do enrolamento, a fim de que a primeira camada não apresente falhas, o que poderia gerar amassamentos e deformações nas camadas mais superiores do cabo. Veja abaixo uma breve explicação e uma imagem para facilitar o entendimento:

Ao enrolar um cabo de aço utilize sempre a mesma direção de torção da perna do cabo, garantindo assim que o cabo deforme. Ao desenrolar uma bobina de cabo de aço sempre utilize um cavalete e o repasse para o tambor deverá ser feito no mesmo sentido do enrolamento da bobina e nunca no sentido inverso, pois isso pode provocar tensões internas que prejudicarão a vida útil do produto.

Para garantir maior durabilidade, os cabos devem ser guardados em locais arejados, longe de produtos químicos, umidade, sol e calor intenso. É recomendável não depositar nenhum peso sobre eles e mantê-los cobertos, pois podem sofrer degradação devido às condições ambientais.

Dependendo de onde você for armazenar os cabos de aço, uma boa solução é adicionar saquinhos de sílica para evitar a umidade e a oxidação das partes de metal. 

Outra dica importante é na hora de transportá-los para outro lugar. Mas isso já é assunto para outro texto, né? 

Agora que você já sabe como prolongar a vida útil dos seus cabos de aço, que tal acessar o nosso site para conferir mais informações sobre eles? Clique aqui e confira: https://acrocabo.com.br/

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

EnglishPortugueseSpanish
WhatsApp chat