Saiba como uma Indústria pode evitar prejuízos em sua operação

Você já se pegou precisando fazer a substituição urgente de um cabo de aço ou outro dispositivo de movimentação de cargas durante uma operação por conta de uma ruptura súbita? Já chegou a olhar para um cabo de aço, cinta ou qualquer outro material de movimentação e pensou: “Esse negócio não vai aguentar!”. Então talvez você esteja precisando entender um pouco mais sobre a hora certa de substituir esses materiais. E nós vamos te ajudar!

Não coloque sua operação em risco

A indústria movimenta o mundo. Com o uso de força humana, máquinas e energia, ela transforma matéria-prima em soluções para o nosso cotidiano. E existem os mais variados tipos de indústria no mercado: química, têxtil, alimentícia, automotiva… Tipos diferentes de indústrias, tipos diferentes de operações. Porém, o que parece ser unanimidade e recorrente em todas elas são os desafios para realizar a movimentação e elevação de cargas de forma segura e correta.

Por conta do alto fluxo nas operações dessas empresas, que precisam movimentar cargas pesadas praticamente a todo o tempo, os profissionais da indústria frequentemente encontram dificuldades em entender qual a melhor hora para trocar um cabo de aço ou um acessório, equipamentos de extrema importância para que se movimente cargas em segurança. Muitas vezes só nos damos conta que estes materiais precisam ser substituídos quando estão nos últimos ciclos de vida e já estão colocando em risco toda a operação e, o pior, os usuários. Saber com precisão qual o melhor momento de substituição de determinado material pode ser o que vai salvar a operação da sua empresa, além de evitar acidentes com os colaboradores.

Problemas mais frequentes

Todos os materiais de movimentação de cargas precisam ser inspecionados pelo menos de forma visual antes de cada utilização. Isso pode prevenir acidentes e permitir a programação eventual de paralisações para manutenção, evitando prejuízos às empresas.

Uma questão que preocupa e causa paralisações e prejuízos desnecessários são os cabos de aço que se rompem durante a utilização nas pontes rolantes. Essas ocorrências podem ser facilmente evitadas com uma inspeção visual diária. Basta que um colaborador observe alguns trechos do cabo de aço que são mais solicitados (normalmente são os trechos que passam por polias e enrolam nos tambores) buscando arames partidos, amassamentos, deformações e aumento ou redução de diâmetro localizado. Isso basta para que seja solicitada a visita de um profissional capacitado para inspecionar o cabo de aço, caso algo suspeito seja encontrado. Esse profissional avaliará as condições gerais do material, observando os critérios de substituição do cabo de aço e determinará se já está na hora de fazer essa troca.

Reutilização de cabos de aço

Poucos sabem, mas é possível testar e eventualmente reutilizar cabos de aço utilizados em alguns equipamentos para a fabricação de lingas. Isso gera uma enorme economia para as empresas, pois é possível aproveitar trechos dos cabos que outrora seriam sucateados.

A Acro Cabos também qualifica profissionais para que possam fazer as inspeções diárias e periódicas, onde mostramos como selecionar corretamente um material de movimentação de cargas e inspecioná-los, a fim de otimizar toda a operação, agilizando seus processos, reduzindo os custos e garantindo a segurança de quem trabalha diretamente com os equipamentos.

Além disso, realizamos visitas técnicas com o objetivo de analisar os materiais utilizados nas operações, orientando quanto as especificações e critérios de inspeção, além de avaliar a utilização e vida útil desses materiais.

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat