É PRECISO FAZER LUBRIFICAÇÃO DE CABOS DE AÇO?

Você também tem dúvidas sobre a necessidade de realizar a lubrificação de cabos de aço? Assim como as outras peças e máquinas em geral, os cabos de aço precisam ser lubrificados para que possam continuar executando o trabalho adequadamente.

Inclusive, é importante destacar, ainda, que essa lubrificação tem como principal objetivo proteger o cabo contra corrosão, evitar a fadiga por atrito, além de mantê-lo em movimento e tornar o seu desenrolar suave.

Vale ressaltar também que uma das maiores causas de rompimento de cabos de aço é o seu desgaste, por isso que a lubrificação, em conjunto com uma inspeção completa é tão importante! Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura a seguir.

Benefícios da lubrificação de cabos de aço

Existem diversas vantagens que envolvem a lubrificação de cabos de aço, entre as principais estão: proporciona menor oposição ao movimento dos fios uns sobre os outros, o que reduz o esforço do cabo e, consequentemente, aumenta a sua vida útil.

Alguns cabos de aço já vêm com uma lubrificação original de fábrica, feita durante o processo de fabricação, que serve para proteger durante a estocagem, transporte e instalação. No entanto, desde a instalação dos cabos de aço e depois, periodicamente, é necessário refaze-la.

Leia, também: Como inspecionar os cabos de aço

Veja abaixo outras informações sobre lubrificação de cabos de aço que separamos para você conhecer mais sobre esse processo:

  • Os lubrificantes de cabos de aço têm como ponto de partida o equipamento onde é empregado, ou seja, é necessário avaliar seu manual e utilizar o produto recomendado. Em casos onde não há especificação do lubrificante, pode-se recorrer ao distribuidor para que ele indique qual lubrificante é o mais adequado para a atividade;
  • O intervalo entre uma lubrificação e outra dependerá das condições de operação e do tipo de lubrificante. Indicamos que sejam feitas inspeções periódicas com profissionais da área capazes de avaliar a manutenção, redução ou a intensificação do plano de lubrificação;
  • A lubrificação não pode formar borras ou espumas durante o funcionamento do equipamento e, principalmente, não deve formar emulsões, protegendo os cabos contra a oxidação;
  • Lembrando que lubrificar em excesso gera acúmulo do produto no cabo, o que acaba sujando o equipamento e até mesmo o material em processamento.

É imprescindível destacar que os lubrificantes devem ser quimicamente neutros e possuir boa aderência, com viscosidade suficiente para penetrar por entre as pernas e arames, portanto, uma graxa para cabo de aço precisa ser diluída ou aquecida para que penetre bem.

Conheça o grupo Acro Cabos

Agora que você já entendeu sobre a importância de se realizar a lubrificação de cabos de aço, ficou interessado e quer mais informações sobre os lubrificantes?

Conheça agora mesmo a Acro Cabos que conta com uma linha completa de cabos de aço, lingas de cabos de aço, acessórios, acessórios em aço inox, cordas, correntes galvanizadas e inoxidáveis, cabos navais, cabo de aço para elevação de carga e cintas de poliéster para diversos segmentos.

Possuímos também uma equipe qualificada, pronta para fornecer um atendimento exclusivo e segmentado. Acesse, ainda, o nosso catálogo de produtos para adquirir o conteúdo completo com todas as suas informações técnicas.

Posts Similares