elevação carga pesada

ELEVAÇÃO DE CARGAS PESADAS – FIQUE SEGURO

Independente do segmento da indústria a que se refere, aquela que se utiliza do processo de elevação de cargas pesadas deve se atentar às medidas de segurança para que tudo corra bem e sem nenhum tipo de acidente.

Ao englobar uma operação de risco, a elevação de cargas pesadas é responsável, segundo a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho, por pelo menos 700 mil acidentes de trabalho por ano, por isso, adotar procedimentos de segurança é fundamental.

Procedimentos de segurança para a elevação de cargas pesadas

Antes de tudo, é preciso saber que as normas que regem esse tipo de serviço são as seguintes: NR-11, NR-12 e NR-18, já que elas definem condições adequadas para o manuseio, o armazenamento, o transporte e a movimentação de materiais diversos.

Mas, no geral, existem alguns itens que devem ser sempre cumpridos no processo de elevação de cargas pesadas, principalmente no que se refere à adequação dos acessórios, que devem ser adquiridos por meio de empresas sérias e confiáveis, tais como a Acro Cabos de Aço.

Veja quais são as principais medidas a serem tomadas quando o assunto é a elevação de cargas pesadas:

– Treinamento constante da equipe de trabalho

O treinamento da equipe consiste em planejar a rota da movimentação, levando sempre em consideração todos os problemas que podem acontecer durante o caminho.

Passagens obstruídas, interferências e espaço limitado devem ser levados em conta por toda a equipe em suas respectivas funções, tais como os operadores dos maquinários – todos devem se preparar para agir conforme a situação.

– Utilização de EPI e EPC específico para o processo de elevação, movimentação e içamento

Os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e os EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) são muito importantes para a redução de riscos de acidentes, objetivando, assim, a integridade física da equipe.

São eles: capacetes, viseiras, óculos, luvas, máscaras, botas, protetores auriculares (caso necessário), oculares, faciais e até respiratórios, tudo depende do tipo de carga que será movimentada.

– Adequação dos acessórios de elevação e movimentação de cargas

Os acessórios nada mais são do que os próprios equipamentos utilizados em todo o processo de elevação de cargas pesadas e, englobam, por exemplo:

– cintas de elevação e cordas, próprias para movimentação;

– cabos de aço para elevação com guindastes e guinchos;

– cabos navais, direcionados aos processos que envolvem plataformas de petróleo, refinarias, embarcações e velamentos;

– acessórios gerais para os cabos de aço como – sapatilha, mosquetão, manilha, grampo, esticador e olhal;

– cintas para amarração, que garantem o içamento das cargas de materiais delicados e

– linhas, laços e estropos que, com diferentes metragens, possuem em sua extremidade um olhal prensado, servindo para a movimentação das cargas.

Assim, além de disponibilizar os acessórios e produtos para a elevação de cargas pesadas, empresas como a Acro Cabos de Aço também oferecem outros serviços direcionados para esse segmento, como operações de movimentação e amarração de cargas, inspeção completa e ensaios de tração e projetos de engenharia e treinamento técnico.

Elevação de cargas pesadas – Fique Seguro.

Compartilhe!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

EnglishPortugueseSpanish
WhatsApp chat