tracao

 

Conheça um pouco mais sobre um dos testes mais utilizados para avaliar materiais e garantir uma aplicação segura em suas operações, o ensaio de tração.

Muitos produtos utilizados no processo de movimentação e elevação de cargas precisam ser avaliados com o objetivo de atestar sua qualidade. E um dos testes mais utilizados para fazer esse tipo de avaliação é o ensaio de tração.

O ensaio de tração se trata de um processo comprovatório da qualidade de um produto e pode ser classificado como não destrutivo ou destrutivo. No primeiro caso, o ensaio tem a finalidade de atestar a carga de trabalho do produto e no segundo caso, constatar sua carga de ruptura.

O Ensaio de Prova (Carga de Trabalho) é aplicado quando o usuário precisa certificar o material. Este ensaio aprova a capacidade de carga que o usuário pode aplicar no produto para que ele atue com segurança. Para isso, nós aplicamos uma tração no produto com o dobro da carga de trabalho e mantemos essa tração por um determinado tempo. Depois disso, o material é retirado da máquina de ensaio, passando por uma inspeção visual e dimensional. Em alguns casos, o material também pode ser enviado para outras inspeções, por exemplo inspeção por líquido penetrante, partículas magnéticas ou raio X.

Muitos produtos possuem normas técnicas que exigem a realização periódica de ensaios de tração. Já mencionamos aqui no blog sobre a obrigatoriedade da realização de ensaio de prova em lingas de cabos de aço, leia mais clicando aqui.

Já o Ensaio de Carga de Ruptura, é recomendado quando o usuário desconhece a carga de ruptura do material e precisa utilizá-lo ou reaproveitá-lo com segurança. Sem o conhecimento da carga de ruptura é impossível estabelecer uma carga de trabalho e fator de segurança para o uso seguro do material na movimentação de cargas.

Para constatar a carga de ruptura de um material, o mesmo é instalado na máquina de ensaios e tracionado progressivamente até sua carga de ruptura teórica ou até a ruptura total.

Os procedimentos de ensaio variam de acordo com o material que será ensaiado. Em caso de ensaios realizados em cintas de poliéster, lingas de cabos de aço ou correntes, os pinos são selecionados para as fixações de acordo com a prescrição da norma de cada produto. Também é possível realizar ensaios de tração em ganchos, manilhas, correntes, cabos de aço, pega-chapa verticais, talhas, tirfor entre outros. Todos os requisitos de cada produto são previamente cadastrados no software da máquina de teste que monitorará os esforços aplicados bem como as deformações e tempo decorrido de ensaio.

Finalizados os ensaios, relatórios gráficos são emitidos destacando a performance do material durante o ensaio. Esses gráficos podem ser de força x deformação ou forma x tempo.

Quer saber como podemos te ajudar?

Se você quer saber um pouco mais sobre o ensaio de tração ou quer contratar esse serviço conosco, entre em contato com um de nossos especialistas pelo telefone (11) 4933-1054.

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat