Escolhendo o fornecedor certo para 2021 

Contar com um fornecedor de confiança é essencial para o bom andamento de qualquer negócio, pois influencia diretamente na satisfação dos clientes e, consequentemente, na fidelização deles. 

Para te ajudar na tarefa de escolher o fornecedor certo, nós listamos alguns critérios que devem ser analisados antes de encontrar um bom fornecedor. 

Veja:

Credibilidade:

A credibilidade é o primeiro ponto que deve ser analisado. Deve-se procurar fornecedores indicados ou que apresentem uma boa reputação nas pesquisas do Google. Assim, será possível contar com empresas que consigam cumprir os prazos estabelecidos, evitando maiores problemas, principalmente em relação ao andamento das atividades.

Outra dica interessante é analisar o CNPJ do fornecedor, verificando a existência de processos. Além disso, procure referências sobre a atuação da empresa no mercado, perante outros construtores e empresas concorrentes.

Suporte técnico

Contar com um suporte técnico também é um aspecto a ser avaliado, principalmente em relação a alguns produtos. Existem materiais que exigem um conhecimento específico para aplicação e, por conta disso, deve-se contar com apoio dos fornecedores.

Produtos certificados e/ou normatizados

Sempre devemos comprar materiais que sejam certificados e que estejam de acordo com as normas. 

É importante lembrar que as normas são de cumprimento obrigatório para todos os materiais. Deve-se observar a conformidade dos itens em relação às seguintes normas:

  • ASTM (American Society for Testing and Materials);
  • ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • DIN (Deutsches Institut Für Normung);
  • ETA (European Technical Approval);
  • FM Approvals.

Qualidade dos produtos e serviços

É crucial acreditar nas informações repassadas por seus fornecedores, dando início a uma relação de parceria entre as partes. Para isso, além da certificação mencionada anteriormente, é preciso contar com produtos que sejam constantemente testados.

Existem empresas que realizam testes laboratoriais em todos os lotes de seus produtos. Esses testes visam garantir o controle dos principais parâmetros do produto, como durabilidade e desempenho, em todas as etapas da cadeia produtiva.

Por fim, é válido ressaltar que esses testes devem ser realizados por equipamentos calibrados conforme as especificações do INMETRO, garantindo que o resultado final seja correto.

Custo-benefício

Como destacamos no início deste post, o preço ainda é um dos principais fatores analisados na compra de materiais de construção civil. Porém, além do preço, devemos analisar o custo-benefício dos itens adquiridos.

Não podemos falar de custo-benefício sem mencionar a durabilidade do produto, não é mesmo? Então, o ideal é procurar por itens de longa duração, por isso vale a pena pagar um pouco mais caro por eles.
Além disso, é preciso analisar a relação entre preço e desempenho. Um produto de rápida instalação, por exemplo, também apresenta vantagens consideráveis. Nesse caso, será preciso de menos horas de mão de obra, aumentando a produtividade dos profissionais. Esses benefícios devem ser evidenciados aos compradores.

Competência na entrega

A competência na entrega é outro ponto que deve ser avaliado ao se escolher os fornecedores de materiais de construção civil. É importante ressaltar que o cronograma de obras e o planejamento das atividades devem ser seguidos à risca. Em outras palavras, qualquer atraso, por menor que seja, pode trazer inúmeros problemas.

Atrasos acontecem e, muitas vezes, independem da vontade dos fornecedores. Quando o Brasil passou por uma semana turbulenta, por conta da greve dos caminhoneiros, as principais vias do país ficaram paralisadas e, certamente, várias obras sofreram com isso.

Contudo, os fornecedores devem manter uma comunicação clara e direta com seus clientes. 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

EnglishPortugueseSpanish
WhatsApp chat