INSPEÇÃO DE MATERIAIS DE ELEVAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
A inspeção de materiais de elevação e movimentação de cargas é um item obrigatório e prioritário para aqueles que desejam garantir um local de trabalho mais seguro, principalmente quando se trata de um ambiente onde acontece o manejo e a movimentação de cargas.
Esse tipo de serviço deve ser executado a cada ciclo de operação, isso significa que os materiais precisam ser inspecionados diariamente pelos próprios usuários.
A inspeção de materiais de elevação e movimentação de cargas também deve ser feito, de maneira periódica, por um profissional qualificado e que possui expertise na área.
Além de levar em consideração aspectos como: as normas regulamentadoras, as normas específicas e a legislação de cada local.
O que ressaltar no processo de inspeção
É importante ressaltar que, mesmo que os materiais já estejam trabalhando em ótimas condições, a inspeção é fundamental.
Afinal, por meio dela é possível identificar problemas como o desgaste natural das peças – o que implica na troca imediata.
Ao ficar responsável pela substituição daquilo que já não funciona de maneira adequada, o profissional que trabalha com a inspeção de materiais de elevação e movimentação de cargas deve ter em mente:
- Os critérios de descarte (deterioração, corrosão, desgaste, perda de resistência, danos mecânicos e possibilidade de causar ferimentos).
- Além dos critérios de substituição, que dependerá de uma avaliação e comparação dos materiais, e as recomendações gerais de uso.
Aspectos de inspeção de materiais de elevação e movimentação
De maneira geral, é preciso levar em consideração três aspectos importantes. São eles:
1. Normas: são inúmeras as normas que fazem parte da inspeção e cada uma delas se ocupa de um material e/ou equipamento distinto, como:
- NBR ISO 4309 – Apresenta quais os cuidados, manutenção, inspeção e descarte dos cabos de aço;
- ASME B30.2 – Aborda sobre Overhead and Gantry Cranes;
- ASME B30.5 – Apresenta informações sobre Mobile and Locomotive Cranes;
- NBR 15637 – Trata das cintas de elevação;
- NBR 13541 – Sobre as lingas de cabos de aço;
- NBR 15516 – Aborda sobre as lingas de corrente.
2. Materiais: entender sobre o tipo de material com o qual o equipamento inspecionado é feito ajuda na realização de análises mais atentas, já que elas costumam considerar pontos como:
-
- a expectativa de vida do material;
- a agressividade causada pelo meio ambiente;
- a relação entre a sua capacidade máxima e a quantidade de carga de trabalho;
- a frequência com que as operações são feitas e
- finalmente, a exposição a trancos.
3. Rastreabilidade digital com acesso exclusivo a área restrita: no que tange ao registro dessas operações, é necessário que haja a assinatura do responsável pela inspeção, inclusive para futuras consultas, inspeções e fiscalizações.
Dessa maneira, ao pretender otimizar as formas de registro desse serviço, a Acro Cabos de Aço desenvolveu um sistema que visa facilitar o acesso às informações por meio de um QR Code onde o usuário consegue se cadastrar.
Esse sistema pode ser acessado pelo celular e nele é possível verificar informações da inspeção de materiais de elevação e movimentação de cargas, como: registros, certificados, critérios e outros. Clique aqui para falar com um especialista via whtasapp! Ou acesse nossa página da Acro Service para conhecer mais.