banner

 

Confira como as novas normas de amarração de cargas se aplicam aos veículos neste ano.

 

Em vigor desde janeiro deste ano, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que itens transportados sejam presos com cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, proibindo que cabos ou fitas fiquem presos à carroceria de madeira, para evitar o desgaste estrutural.

Em 2017, a norma valia apenas para veículos fabricados a partir daquele ano. Já neste ano, a resolução passou a abranger quaisquer carros, independentemente da sua fabricação. A infração é considerada grave, com cinco pontos na CNH e uma multa de R$ 195 reais.

De acordo com inspetores da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, a medida prevê segurança, uma vez que a estrutura da corda pode gerar atrito com partes da carroceria e a carga se tornar vulnerável, possibilitando o risco de acidentes. Agora, cordas só são permitidas para amarração das lonas de proteção.

Com a nova norma, só poderão ser utilizados materiais com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Além disso, transportes de cargas indivisíveis em veículos do tipo prancha ou carroceria, como máquinas e equipamentos, devem conter ao menos quatro pontos de amarração, por meio da utilização de correntes, cintas têxteis, cabos de aço ou a combinação entre eles.

Por fim, a resolução também destaca que dispositivos de amarração só poderão ser passados pelo lado externo da carroceria caso o veículo seja do tipo carga seca e quando esta ocupar totalmente o espaço interno da carroceria.

Confira as opções ideais para amarração de carga:

Olhais ou alças soldáveis:

São olhais ou alças de aço que poderão ser fixadas na carroceria criando pontos de ancoragem de alta resistência.

Cintas de amarração com catraca: 

São cintas têxteis desenvolvidas para amarração de cargas conforme norma ABNT NBR 15883 – Cintas têxteis para amarração de cargas – que estabelece todos os requisitos, cálculos e planejamento, necessários para uma fixação segura da carga

Lingas de Corrente para Amarração de cargas:

São correntes de alta capacidade de carga produzidas em aço grau 8 ou superior, especificamente desenvolvidas para içamento e amarração de cargas, são extremamente versáteis dando possibilidade de diversas configurações de montagem e ajuste de comprimento.imagem6

Lingas de Cabos de Aço para Amarração de cargas:

São cabos de aço com as extremidades dobradas e fixadas com grampos que quando associadas á esticadores possibilitam a amarração e ancoragens de cargas.

 

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat