Qual cabo de aço devemos utilizar em elevadores de cargas?

Sabemos que os cabos de aço estão por toda parte, auxiliando nos mais diversificados segmentos do mercado. Mas e para elevação de carga? Como podemos saber qual é o cabo de aço ideal para essa atividade?

O cabo de aço é capaz de auxiliar tanto na elevação quanto na movimentação de carga, sendo extremamente útil nos setores industriais e agrícolas, por exemplo.

E qual cabo devemos utilizar?

De acordo com a norma ABNT NBR ISO 2408, podemos utilizar os cabos de aço destinados para uso geral, sendo ideais em operações com equipamentos de elevação de carga, como guindastes e guinchos.

Eles oferecem alta resistência, proporcionando uma ótima performance na elevação de tipos diversificados de cargas. Entretanto, não devem ser utilizados nos ramos de mineração, indústrias de petróleo, pesca, entre outros segmentos.

O cabo de aço para uso geral é desenvolvido com uma alma, conhecida como um núcleo de força responsável pelas pernas (arames retorcidos) que oferecem toda a resistência e flexibilidade necessárias. É através do tipo de torção que o cabo de aço é determinado a atender determinada necessidade e atender as aplicações.

Em elevadores de carga é recomendável utilizar cabos na construção 6×25 ou superior, isso dependerá diretamente do diâmetro do tambor de enrolamento, tambores com diâmetros pequenos requerem cabos mais flexíveis, e também com alma de aço, pois enrolam melhor nos tambores sem canais, típicos deste tipo de equipamento, é importante ressaltar um detalhe: nunca utilizar cabos de elevador da construção 8×19 com alma de fibra, pois apesar de se chamarem comumente de elevadores de carga, eles atuam como guinchos, pois não possuem polias de tração e sim tambores de enrolamento.

Além do cabo de aço, existem também as cintas para elevação de cargas, ótimas soluções para aqueles ambientes que possuem a presença de produtos ácidos ou de combustão.

Produzidas a partir do poliéster, material reconhecido por oferecer durabilidade e alto índice de resistência à corrosão, as cintas evitam a propagação de chamas e são totalmente imunes à degradação causada pela chuva, salinidade e exposição ao sol e calor intenso.

Elas estão disponíveis nos mais variados tipos de tamanhos e modelos, tudo para atender as necessidades dos profissionais.

Quer saber mais sobre os cabos de aço e as cintas para elevação de cargas? Então clique aqui: https://acrocabo.com.br/ e confira!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

AVISO IMPORTANTE

De acordo com as recentes orientações das entidades de saúde e determinações legais sobre o COVID-19 e, acima de tudo, agindo com responsabilidade social, algumas decisões foram tomadas ao longo da semana e gostaríamos de compartilhar com você:

LER COMUNICADO

WhatsApp chat