Saiba como evitar acidentes ou danos em Equipamentos de Musculação

Algo que acontece com certa frequência em academias é a falta de inspeção dos cabos de aço e alguns acessórios dos equipamentos de musculação. Essa negligência pode causar acidentes que, normalmente, acarretam danos consideráveis para os usuários.

Por conta disso, levantamos alguns problemas que podem estar acontecendo em sua academia e que talvez estejam passando despercebidos.

Inspeção preventiva

Os equipamentos de musculação utilizam cabos de aço para fazer o levantamento de peso para a atividade física. Por isso, é importante ter o hábito de fazer inspeções preventivas nesses aparelhos, diminuindo assim os riscos de acidentes e possíveis danos nos equipamentos.

A inspeção preventiva pode ser realizada diariamente, semanalmente ou num período predeterminado. De toda forma, recomendamos que todos os dias seja feita uma inspeção nos equipamentos, atestando que todos estão devidamente preparados para serem operados.

Os cabos de aço utilizados nos aparelhos de musculação são normalmente revestidos em nylon poliamida. Dessa forma, se faz necessária uma inspeção visual nestes cabos buscando avarias no revestimento, como rasgos, ou verificar até se ele não se encontra enrugado. Caso esses ou outros indícios demonstrem que o cabo está danificado, saiba que está na hora de trocar esses materiais.

Já para os acessórios – grampos, mosquetões e sapatilhas protetoras -, deve-se observar as deformações ou amassamentos em sua estrutura. Essas deformações indicam o momento em que esse item deve ser substituído.

Montamos um guia específico para o segmento, onde mostramos com mais detalhes as soluções desse mercado. Clique na imagem abaixo para fazer o download.

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat