1ACR_004-Blog_Linga de Correntes

 

Um dos materiais de movimentação de carga mais versáteis que existe, as lingas de correntes são ideais para diversos tipos de aplicação. Confira.

As lingas de correntes são formadas por correntes e outros acessórios, como ganchos, anéis e elos de conexão GRAU 8, 10 e 12  e podem ser empregadas em diversos segmentos da indústria, transporte e locadoras de equipamentos, já que se tratam de um dos dispositivos de movimentação de carga mais versáteis que existem.

De acordo com o Engenheiro de Produção da Acro Cabos, Sérgio Castanheira, é importante que lingas sejam inspecionadas visualmente no dia a dia antes de cada movimentação ou amarração, em busca de deformações, desgastes ou amassamentos que possam colocar em risco a operação.

Para garantir que as lingas ofereçam sempre eficiência e segurança aos profissionais, é importante seguir algumas recomendações, como: não soldar ou reparar a corrente e seus acessórios, não realizar movimentos muito bruscos, preferir não pintar ou galvanizar as correntes, não remover ou substituir peças originais, respeitar a temperatura de uso indicada e evitar ácidos, cáusticos e seus vapores ao utilizar lingas de corrente.

Quer saber como fazer a escolha da Linga de Corrente? Leia os tópicos abaixo:

1. Identifique quantos pontos ou em quantos locais poderá ser feito o içamento;

– A quantidade de pontos ou locais de içamento determinará quantos ramais ou pernas terão a linga de corrente.

2. Qual o método de içamento?

– O método de içamento irá indicar qual o acessório mais adequado para o içamento;
– Método forca = ganchos enforcados
– Método basket = anéis de carga

– Método vertical = ganchos de carga

3. Avalie a assimetria do material ou deslocamento do centro de gravidade;

– Eventuais assimetrias ou deslocamentos do centro gravitacional do material podem ser equilibrados com uso de ganchos encurtadores.

4. Determine o comprimento da linga de corrente;

– Um comprimento adequado á linga de corrente é aquele que facilita o manuseio e em casos de lingas de 2 ou mais pernas, não excede um ângulo de 120° entre as pernas, ou 60° com referências á linha vertical que passa pelo centro gravitacional do material.

5. Condições básicas de utilização;

– Sempre que possível repasse informações importantes ao fabricante, tais como dimensional dos olhais de içamento ou demais pontos de içamento do material e principalmente os dimensionais do moitão ou ganchos aos quais se conectarão as lingas de corrente.

6. Fatores de segurança em condições de alta temperatura;

– Sempre considere um fator de perda de resistência das lingas de grau 8 em relação á temperatura do ambiente de trabalho, até 300°C uma perda de 10%. 300°C até 400° uma perda 25% e nunca utilizar lingas de correntes grau 8 em temperaturas superiores á 400°C.

7. Fatores de segurança em condições ácidas,

– Nunca utilizar as lingas de corrente grau 8 onde hajam processos de imersão em meios ácidos ou de disposição eletrolítica tais como galvanizações e etc.

Veja as verificações que devem ser feitas antes da primeira utilização:

1. Todas as lingas de correntes devem possuir uma plaqueta geralmente de aço inoxidável com as informações pertinentes ao material, tais como:

– Diâmetro
– Comprimento
– Número de pernas
– Capacidade
– Número do certificado ou rastreabilidade

– Identificação do fabricante

2. Todas as lingas devem ter seus acessórios firmemente fixados de forma que não se movam ou desloquem durante sua utilização:

– Pinos tipo Clévis com travas elásticas firmemente fixadas
– Travas de segurança de ganchos com molas

– Elos de ligação com anéis elásticos firmemente fixados

Saiba como fazer a inspeção antes de cada utilização;

– Verifique se a liga ainda possui a plaqueta de identificação;
– Verifique se a linga possui a quantidade de pernas equivalentes a informação na plaqueta de identificação;
– Verifique o estado dos acessórios, deformação dos anéis de carga, trava de segurança de ganchos e etc;
– Verifique possíveis deformações nos elos da corrente.

Na constatação de quaisquer destas evidências, contate o fornecedor.

A Acro Cabos produz lingas em aço Grau 8, 10 e 12, nas mais diversas configurações possíveis, com diversos ramais e sistemas de encurtamento, inclusive lingas específicas para amarrações de cargas, muito utilizadas por transportadoras de equipamentos.

Deixe uma resposta

Seu email não irá aparecer na publicação.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

WhatsApp chat