Você sabe qual a diferença entre cabo de aço Alma de Fibra e Alma de Aço?

Você já está familiarizado com os cabos de aço, mas ainda possui algumas dúvidas em relação a alma que os compõem? Se a sua resposta for sim, aqui você vai encontrar as principais diferenças entre almas de fibra e alma de aço dos cabos.

Os cabos de aço são instrumentos utilizados para diversas atividades, como amarração de carga, por exemplo. Por isso precisa ter a resistência certa para suportar toda a atividade. E é aí que entra a importância do material das almas.

O que é a alma de um cabo de aço?

Antes de entendermos essas distinções, precisamos compreender o que é a alma de um cabo de aço.

Apesar de ser um nome incomum para uma peça, a sua aplicação não possui nenhum tipo de relação com o significado de ‘alma’ que estamos acostumados a ouvir. Entende-se que a alma de um cabo é, na verdade, um núcleo em que as pernas do cabo são torcidas e ficam dispostas em forma de hélice.

A função principal desta alma é fazer com que as pernas permaneçam posicionadas de uma maneira que o esforço aplicado ao cabo de aço seja distribuído uniformemente entre elas, evitando com que o mesmo arrebente ou sofra atritos maiores do que é capaz de suportar.

A alma pode ser constituída tanto por uma fibra natural, quanto artificial ou, até mesmo, por um cabo de aço independente.

Mas apesar de possuírem o mesmo propósito, é importante entender que nem todas as almas são iguais. Existem certas diferenciações entre os cabos de aço que fazem toda a diferença.

Acompanhe abaixo as principais características e distinções da alma de fibra e a de aço:

Alma de Fibra x Alma de Aço

A alma de fibra é aquela que oferece maior flexibilidade aos cabos de aço, além de ser uma excelente solução para as atividades que exigem com que a linga ou cabo de aço trabalhe em ambientes com temperaturas abaixo de 82ºC e em locais que estejam isentos de qualquer umidade.

Ela pode ser composta por fibras naturais (AF), normalmente fabricadas com o material ‘sisal’ ou pelas artificiais (AFA), feitas de polipropileno.

Cabos com alma de fibra não podem ser utilizados em ambientes externos pois a água das chuvas poderá ser absorvida pela alma e provocar oxidações internas.

A alma de aço, por sua vez, é ideal para proteção contra amassamentos e proporciona um aumento significativo de resistência à tração. É a solução ideal para atuar em ambientes que possuem umidade e/ou temperaturas superiores à 82ºC.

Ela pode ser formada por uma perna de cabo (AA) ou por um cabo de aço independente (AACI), sendo este último o mais utilizado pela Construção Civil, pois faz a união de maior flexibilidade e alta resistência.

Também é válido saber que os cabos de aço com alma de aço constituídos por diâmetro igual ou acima de 6,4 mm, são apenas independentes (AACI).

E aí, deu para entender sobre as diferenciações de cada tipo de alma?

Se o seu interesse é saber mais sobre o assunto ou entender um pouco mais sobre o universo dos cabos de aço, é só entrar em contato conosco.

E aí, deu para entender qual cabo é a melhor solução para suas atividades? Se mesmo depois dessas diferenciações, você ainda tiver alguma dúvida, basta acessar o melhor portal de cabos de aço da internet: www.acrocabo.com.br.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

EnglishPortugueseSpanish
WhatsApp chat