AMARRAÇÃO DE CARGAS – COMO ESCOLHER?

á parou para pensar na importância da amarração de cargas no transporte em estradas e rodovias pelo mundo, inclusive em nosso país?

Isso é um assunto que necessita de atenção, afinal, muitos acidentes são causados por conta de materiais e equipamentos que são carregados de maneira incorreta em veículos.

Até porque, muitas cargas podem se soltar e trazer grandes riscos, tanto para quem dirige caminhões quanto para quem está atrás ou ao lado, prejudicando todo o trânsito.

Por isso, confira este artigo especial da Acro Cabos de Aço sobre o tema e fique por dentro das principais informações sobre amarração de cargas. Acompanhe!

O que a legislação diz sobre amarração de cargas?

Você pode pegar qualquer estrada ou rodovia no Brasil que, em algum momento, perceberá caminhões e caminhonetes transportando algum tipo de carga, equipamento ou peças.

Entretanto, o que acontece é que nem sempre essa amarração de cargas está da maneira correta e, em muitos casos, ela é feita de um jeito bastante inadequado e que traz riscos.

É por isso que o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, estabeleceu normas que demonstram a importância de garantir uma maior segurança.

Um exemplo é a Resolução nº 552, de 17 de setembro de 2015, que traz os requisitos mínimos para a amarração de cargas que sejam transportadas em veículos próprios para essa finalidade.

Com ela, ficou definido que o uso de cordas está proibido, liberadas apenas para fixação de lonas, e que somente é permitido utilizar cintas, cabos de aço e correntes em amarrações.

Saiba mais sobre as Resoluções do Contran – clique aqui

O que observar antes de escolher os dispositivos?

Existem algumas questões que precisam ser observadas com muita atenção, pois impactarão na hora de escolher os dispositivos para usar na amarração de cargas, como: peso, atrito e esforços.

Para verificar os detalhes, confira a NBR 15883-1, que apresenta exemplos de cálculos a serem realizados.

Quais os dispositivos necessários para amarração de cargas?

Depois de entender sobre a legislação e de ter analisado os detalhes para a escolha dos dispositivos necessários em uma amarração de cargas, é preciso pensar em quais utilizar. São eles:

  1. As cintas:

Produzidas com fitas tecidas de fios de poliéster, as cintas podem conter ganchos, garras ou olhais e uma catraca manual.

Elas são usadas para inutilizar cargas, ou seja, que vários itens sejam transportados como uma única carga. Além disso, elas servem para fixar materiais em carrocerias e evitar que escorreguem;

  1. Conjunto de amarração padrão:

 Ele pode ser composto por fitas tecidas com fios de poliéster, ter ganchos e uma catraca manual.

Também pode conter lingas de corrente que são fabricadas em aço grau 8 ou superior e cabos de aço e esticadores de cabo;

  1. Terminais de fixação:

 Servem para conectar o dispositivo de amarração na carga ou na carroceria e eles podem ter um formato triangular, de ganchos ou de garras. Também existem outros terminais que são chamados de pontos de ancoragem, que possuem alças móveis;

  1. Tipos de protetores para cintas:

Esses itens evitam danos nas cintas, como cortes e desfiamentos, por exemplo. Os protetores mais usados são as cantoneiras ou capas móveis, que são feitas de poliéster, couro, borracha ou HMPE.

Desse modo, é com a Acro Cabos de Aço que você encontra os melhores materiais para amarração de cargas. Isso porque contamos com um rigoroso sistema de inspeção e testes para garantir que os produtos tenham a mais alta qualidade.

Posts Similares