Saiba mais sobre a importância da manutenção preventiva de elevadores
A manutenção preventiva de elevadores é uma das medidas mais importantes para garantir a segurança patrimonial e de pessoas.
Os elevadores são um meio de transporte indispensável para diversas atividades, seja o transporte vertical de pessoas ou cargas.
No entanto, esses equipamentos precisam de cuidados especiais para funcionarem corretamente e, principalmente, para evitarem acidentes.
A manutenção preventiva de elevadores é uma das formas mais eficazes de garantir o bom funcionamento desses equipamentos. Além disso, ela também pode ajudar a evitar problemas futuros.
No artigo de hoje você aprenderá um pouco mais sobre a importância de realizar a manutenção preventiva de elevadores de forma periódica. Aproveite a leitura!
Por que a manutenção preventiva é importante para elevadores?
A manutenção preventiva de elevadores consiste em uma revisão periódica do equipamento para verificar se ele está funcionando conforme fornecido pela fábrica.
Essas medidas também garantem que os elevadores tenham sua vida útil aumentada, quando possíveis problemas podem ser identificados e tratados de forma imediata antes que se agrave.
Como todo equipamento, os elevadores, sejam mecânicos ou hidráulicos, podem sofrer desgastes com o tempo. Esse desgaste pode resultar em falhas graves em seu funcionamento, diminuindo sua segurança.
Além da manutenção preventiva de elevadores contribuir para a segurança do equipamento durante seu uso, é uma ação obrigatória exigida por lei.
Apesar de cada município estabelecer as regras para manutenção e segurança de elevadores, a ABNT é responsável por determinar as normas e exigências que envolvem esse processo.
Quais os tipos de manutenção para elevadores?
Os elevadores são equipamentos que exigem manutenção. Para tanto, existem três tipos de manutenção que podem ser aplicadas a esses tipos de equipamentos.
- Manutenção preventiva:
Esse tipo de manutenção é realizado periodicamente a fim de identificar falhas e avaliar as condições do equipamento.
A manutenção preventiva, como o nome sugere, tem como objetivo evitar problemas, avaliar se o elevador está seguro e tomar medidas corretivas para falhas encontradas, como troca de peças, lubrificação, limpeza, dentre outros.
Vale lembrar que a manutenção preventiva é uma excelente alternativa para evitar acidentes e falhas dos elevadores, além de reduzir custos com manutenções de alto custo, sem contar o aumento da vida útil do equipamento.
- Manutenção corretiva:
A manutenção corretiva é geralmente realizada quando o elevador já apresenta falhas ou paralisação total do seu funcionamento.
Esses tipos de problemas acarretam uma intervenção emergencial realizada por profissionais especializados para que o equipamento retome seu funcionamento.
Deixar que o elevador necessite de manutenção corretiva para acionar a assistência técnica é um grande risco, já que a probabilidade de acidentes graves é maior.
- Manutenção preditiva:
A manutenção preditiva tem como objetivo identificar falhas que podem vir a acontecer, antecipando sua ocorrência.
A partir de dados coletados por sensores ou sistemas de supervisão, é possível avaliar peças que em breve podem necessitar de troca ou outros tipos de problemas, permitindo uma ação corretiva precoce.
O que deve ser considerado na manutenção preventiva de elevadores?
Como mencionamos acima, a manutenção de elevadores é regulamentada pela ABNT. A norma responsável é a NBR 16083, embora muitos fabricantes de elevadores utilizem normas internas ou normas internacionais para balizar os requisitos de manutenção, essa é a nossa referência no âmbito nacional.
Com base nessa norma, a manutenção preventiva de elevadores deve ser realizada com foco nos seguintes procedimentos:
- Lubrificação;
- Limpeza;
- Configurações;
- Ajustes;
Logo, ao contratar o serviço de manutenção preventiva, é preciso se certificar de que o técnico responsável atuou nessas frentes para manter a segurança e o desempenho do elevador.
Outro ponto de atenção é observar se o técnico efetuou vistoria em todas as peças do elevador, principalmente essas:
- Cabos de aço;
- Quadro de energia;
- Quadro de comando;
- Máquina de tração;
- Fita seladora;
- Limitador de velocidade;
- Cabina;
- Polia de desvio;
- Portas;
- Botões;
- Contrapeso;
- Fundo do poço;
O recomendado é que a manutenção preventiva de elevadores seja realizada mensalmente, para manter o equipamento funcionando corretamente e evitar panes e acidentes.
Manutenção preventiva de elevadores: atenção especial ao cabo de aço
Os cabos de aço em elevadores funcionam como cabos de tração. Sua função é suspender a cabina e movimentar o elevador.
Durante seu funcionamento, eles passam pela polia da máquina de tração, suspendendo também o contrapeso. A partir do giro da polia, o elevador pode se movimentar para cima ou para baixo.
Cada elevador pode utilizar entre 3 a 8 cabos de aço, quantidade que pode variar com o projeto. Entretanto, a norma estabelece o uso de no mínimo 3 cabos.
Vale ressaltar que um único cabo de aço de meia polegada possui capacidade para sustentar 7,5 toneladas. Portanto, um único cabo seria suficiente, mas é importante trabalhar sempre com fatores de segurança elevados.
Durante a manutenção preventiva de elevadores, é preciso dispensar uma atenção especial aos cabos de aço, já que são eles os responsáveis pela sustentação e movimentação do equipamento.
É importante que o técnico realize a lubrificação e limpeza durante a manutenção periódica para evitar oxidação e desgastes.
Outro ponto importante é avaliar a forma como foram montados. Todos os cabos de aço instalados distribuem a carga entre eles.
Caso um esteja mais tensionado e outro mais frouxo, podem ocorrer desgastes que diminuem a vida útil do cabo.
A manutenção preventiva de elevadores também deve contemplar algumas observações que podem sinalizar a necessidade de substituição do cabo de aço, como:
- Diminuição excessiva do diâmetro do cabo;
- Localização e quantidade de fios rompidos;
- Intensidade do desgaste por abrasão;
- Alta concentração de corrosão;
- Desgastes e danos à alma dos cabos;
- Deformações da estrutura;
A manutenção preventiva de elevadores é fundamental para a segurança do ambiente, independentemente de ser uma obrigatoriedade do empreendimento.
Como vimos, os cabos de aço têm uma função importante no funcionamento do elevador e para tanto, devem ter uma atenção especial durante a manutenção.
Veja a seguir como a Acro Cabos auxilia no processo de manutenção preventiva de elevadores.