Ensaio de ultrassom
O ensaio de ultrassom é uma técnica usada para analisar e identificar problemas em peças e componentes de equipamentos a partir dos ecos ou vibrações ultrassônicas. Assim, é possível identificar danos e falhas internas na estrutura dos produtos.
Como funciona o ensaio de ultrassom?
Essa prática parte do princípio que todos os sons presentes em um ambiente causam vibrações em paredes e objetos. Assim, ondas acústicas formam-se e podem medi-las quando entram em contato com algum material.
Prática
Embora pareça complexo na teoria, o ensaio de ultrassom parece muito com um exame de raio-X. No entanto, no lugar de ondas eletromagnéticas, um sensor colocado na superfície no objetivo avaliado emite ondas acústicas ou mecânicas.
Dessa forma, o sensor analisa a passagem dessas ondas, então, quando elas atravessam, falhas ou danos causam alterações, que mostram onde está o problema. Usa-se a técnica em diversas indústrias. Veja algumas:
●Petrolífera;
●Petroquímica;
●Papel e celulose;
●Metalúrgica.
O ensaio de ultrassom identifica qualquer tipo de irregularidade no interior dos objetos. Portanto, é uma das melhores opções de análise de problemas de fabricação em peças.
Qual a importância do ensaio de ultrassom?
Além de ser capaz de identificar problemas internos, essa técnica também é muito útil e vital para medir e garantir a densidade e a qualidade de peças e componentes. Assim, é uma etapa fundamental para o controle do fornecedor.
O ensaio de ultrassom possibilita a identificação de irregularidades de forma mais profunda do que qualquer outra técnica que existe. Além disso, é, hoje, um dos principais métodos de inspeção usados em todo o mundo, graças à eficácia da prática.
Material
Essa técnica é usada, em especial, em objetos produzidos com aço carbono ou inoxidável. Entretanto, também é possível usá-la em componentes à base de ferro, desde que sejam usados métodos especiais. As principais peças analisadas por esse método são:
●Chapas;
●Tubulações;
●Reatores.
O ensaio de ultrassom pode ser feito em objetos de qualquer tamanho e pode identificar bolhas, arranhões, trincas, poros e falhas em peças soldadas. Assim, esse método é capaz de identificar de danos pequenos a mais graves.
Qual a vantagem do ensaio de ultrassom?
Sem dúvidas, o principal pró do uso dessa técnica é que ela analisa de forma profunda os objetos sem causar nenhum tipo de dano. Inclusive, esse método também chama-se ensaio não destrutivo, por causa da técnica ser sensível e eficaz.
Perícia
A prática deve ser realizada por profissionais certificados pelo Sistema Nacional de Qualificação (SNQC/END), órgão que orienta critérios de avaliação e níveis de qualidade de acordo com as falhas encontradas. Assim, entre os benefícios do ensaio estão:
●Segurança;
●Eficiência;
●Precisão.
Toda a avaliação é rápida e prática e não precisa de processos intermediários ou secundários. Dessa forma, aconselha-se, inclusive, que contrate empresas especializadas para esse fim.
Decisão
Atualmente, o uso de ensaio de ultrassom é vital, sobretudo para peças grandes e com dimensões e formatos complexos. Assim, essa prática evita acidentes e garante que os clientes comprem peças de qualidade. A prevenção ainda é a melhor solução.