O ensaio de líquido penetrante é comum na produção de peças e objetos de superfícies lisas de metal. Mas, é comum surgirem dúvidas de como aplicar para ter o melhor resultado. Então, veja como funciona esse método e a forma correta de usar em serviços.

O que é ensaio de líquido penetrante?

É um processo de inspeção de irregularidades em superfícies metálicas. Ou seja, em casos de peças que não podem conter porosidades em sua camada externa. Dessa forma, esse líquido serve como um inspetor de desníveis em materiais como:

  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Aço;
  • Cobre.

De modo geral, o líquido penetrante atua nos metais em especial. Porém, esse método se aplica também em peças de cerâmica, plástico e madeira. No entanto, nesses casos existem outros métodos mais eficazes e com qualidade.

Como surgiu?

O ensaio de líquido penetrante surgiu por volta da década de 1940. A princípio, a indústria de ferrovias notou que os desníveis de metal causavam danos ao material. Porém, não era possível de serem vistas a olho nu e reduziam sua durabilidade.

Como funciona o ensaio de líquido penetrante?

O ensaio conta com uma mistura à base de óleo e corante despejado sob o material. Logo após o tempo de reação e o excesso removido, os poros do metal colam no penetrante. Dessa maneira, ficam destacados pela cor do líquido.

Vantagens desse método

O ensaio de líquido penetrante além de ser um método ágil de até sete horas de duração, não destrói a peça. Portanto, é possível aplicar várias vezes em qualquer camada. Além disso, tem um alto grau de precisão de acordo com as normas técnicas de segurança.

Forma de aplicar o ensaio de líquido penetrante

Para aplicar de forma correta é preciso seguir alguns passos. Isso porque, se o objeto estiver sujo, alguns poros podem não absorver o líquido revelador. Assim, antes de usar o penetrante, tome cuidados como:

  • Utilizar limpadores para dissolver a sujeira;
  • Lavar quantas vezes for necessário;
  • Secar com pano limpo.

O ensaio de líquido penetrante deve ser aplicado por meio de um pincel ou spray. No entanto, em casos de peças menores, a imersão na mistura à base de óleo também pode funcionar. Por fim, o tempo de reação varia de 10 a 15 minutos.

Remoção do líquido penetrante

Essa é a etapa final, onde o inspetor remove o excesso do penetrante. Porém, para que o líquido absorvido pelos poros permaneça no material, existem maneiras certas de lavagem do metal, por exemplo:

  • Pano ou papel umedecido;
  • Spray de água.

Após remover o excesso de líquido revelador é preciso esperar o tempo de secagem. Mas, não existe com precisão um prazo para que a peça fique seca. Isso porque, depende da temperatura e umidade do ambiente.

Resultados do ensaio de líquido penetrante

No processo final, o inspetor vai identificar os pontos com poros na superfície. Por isso, o local deve estar iluminado com luz branca, para não confundir com a cor do ensaio de líquido penetrante.

A peça passa por uma nova limpeza para remover os resíduos do líquido revelador. Por fim, os poros da superfície serão cobertos e ajustados de forma manual de acordo com o tipo de material.

Tags: Ensaio de líquido penetrante melhor preço em SP Ensaio de líquido penetrante, Vendas de Ensaio de líquido penetrante, Valores de Ensaio de líquido penetrante, Empresa de Ensaio de líquido penetrante, Ensaio de líquido penetrante de qualidade.
O texto acima "Ensaio de líquido penetrante" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais