Ensaio lp
Uma técnica criada em 1940, o ensaio lp é um método para encontrar as falhas em diversos tipos de materiais e máquinas. Além disso, ele é super econômico e não precisa de equipamentos caros para ser feito.
O que é ensaio lp?
Esse ensaio nada mais é que uma técnica feita para detectar falhas que ficam na superfície de materiais. Aliás, estima-se que ele foi criado e feito pela primeira vez ainda na década de 1940.
Como a era industrial ainda estava no começo, as máquinas e os equipamentos estavam em fase de evolução. Por isso, muitas vezes, esses instrumentos se rompiam durante o uso sem apresentar nenhum defeito aparente. Assim, esse ensaio servia para encontrar:
Esses pequenos danos nem sempre podem ser vistos a olho nu, mas podem representar um grande perigo durante o uso. Dessa forma, a inspeção penetrante de corante, como muitos conhecem, é o método ideal para localizar esses problemas mais superficiais.
Qual o processo feito no ensaio lp?
Existe todo um processo que compõe o ensaio lp. Então, ele segue algumas etapas que são essenciais para a sua eficácia. Mas, o primeiro passo é preparar a superfície que vai sofrer o teste, e remover:
Depois disso, já é possível dar início ao ensaio em todas as suas etapas. Assim, o teste começa com a aplicação do líquido, seguido pela remoção. Após, ocorre a revelação, e finaliza com a inspeção.
Revelação
Essa etapa ocorre depois da devida aplicação e remoção do produto. Então, neste momento, se aplica o revelador sobre a superfície em teste, esse produto parece com uma espécie de talco branco. Portanto, a sua finalidade é sugar todo o líquido que da peça.
Inspeção
A inspeção pode ser feita em luz branca artificial ou natural. Dessa forma, é nessa última etapa que é possível ver qualquer dano superficial que o equipamento possa ter. Isso porque, o talco cria um fundo branco na peça e deixa em evidência as trincas ou poros.
Como funciona esse líquido?
O líquido deve ser aplicado em temperaturas entre 10ºC e 52ºC, pois, abaixo ou acima disso ele pode não funcionar. Mas, existe a fabricação de alguns que suportam graus maiores, porém o uso é mais rigoroso.
A superfície da peça não deve ser nem muito absorvente e nem porosa. Isso porque, esse tipo não permite que o excesso do produto seja removido, então, o resultado final será comprometido. Por isso, ele funciona bem em:
O teste tem o nome justamente por causa do líquido, chamado de penetrante. Ainda mais, eles têm dois tipos de cores, o fluorescente e o vermelho. Aliás, o primeiro possui classes de sensibilidade que vão de um a quatro.
Vantagens do ensaio lp
Este é um produto perfeito para detectar falhas em diferentes tipos de superfícies. Mas, além disso, existem outras vantagens de usar este método tão antigo. Então, confira quais são algumas delas:
O ensaio penetrante é bem simples e não é necessário materiais sofisticados e caros para fazê-lo. Dessa forma, quando usado com outras técnicas, eles vão complementar ainda mais o processo de inspeção.