Patesca para guincho
Às vezes podem ocorrer situações em que uma patesca para guincho é necessária para desatolar seu carro. Dessa forma, ela garante uma tração mais fácil e eficiente. Assim, saiba mais sobre o produto e os benefícios de ter essa ferramenta.
O que é uma patesca para guincho?
A patesca é uma espécie de polia que se usa para passar o cabo do guincho. Bem como, prender outro cabo, ou cinta, por um furo na outra extremidade da peça.
Esse é um item muito útil que consegue aumentar o poder de tração do guincho. Além disso, aumenta o número de opções quando precisar realizar um auto-resgate.
Valor do equipamento
A ferramenta pode ser encontrada no mercado com valores que vão de R$ 150 a R$ 700. Portanto, o preço varia de acordo com a qualidade da peça e da quantidade de peso em toneladas que ela suporta.
Funcionamento da patesca
A patesca para guincho tem duas funções, a primeira é mudar a direção do cabo de acordo com a ancoragem. Então, a segunda é potencializar a força de tração do mesmo.
O cabo deve ser distribuído de forma uniforme pelo tambor do carro e puxado com o guincho para frente. Desse modo, garante que ele não vai travar e nem arrebentar pelo uso do ângulo errado.
Em geral, o ponto de ancoragem do veículo precisa estar alinhado com a frente. Aliás, a patesca pode auxiliar nesse alinhamento e assegurar que esteja tudo certo no processo.
Formas de uso da patesca para guincho
A patesca pode ser usada de formas variadas de acordo com a situação em que ela é necessária. Assim, confira nos tópicos a seguir alguns casos em que ela pode ser útil.
Auxiliar outro carro
Quando outro veículo estiver preso, você pode usar o seu para ajudá-lo a sair do lugar. Para isso, você deve prender a peça no outro carro e passar o guincho por ela. Em seguida, volte até um ponto de ancoragem de forma que fiquem em paralelo.
Sair de um atoleiro
Em uma situação de auto-resgate também há como realizar os passos acima. Contudo, a diferença é que a patesca deverá ser presa a um ponto fixo longe do veículo. Dessa maneira, a ancoragem será ele próprio.
Mudar de direção
Nesse caso de resgate, a peça deverá ficar ancorada entre os dois veículos. Assim, o cabo passará por ela e deverá ser preso ao carro que será resgatado. Por fim, o automóvel deverá estar o mais alinhado possível com a peça.
Cuidados na aplicação da patesca para guincho
Para evitar acidentes ao utilizar a ferramenta, deve-se atentar a alguns procedimentos de segurança. Nesse sentido, nunca se deve ficar na direção do cabo de aço, que se possível deve estar sob uma lona. Dessa forma, ele não escapa caso se rompa.
Também não se pode esquecer de prender o gancho do cabo ou da patesca. Bem como, conferir se o ponto de ancoragem é robusto o suficiente para aguentar o esforço. Igualmente, a peça nunca deve ser prendida no quebra-mato.