Moitão cadernal
Saiba tudo sobre o moitão cadernal. Isso porque, a movimentação de qualquer carga pesada precisa ser feita com total segurança. Portanto, é sempre bom saber quais materiais podem ajudar, principalmente na hora de escolher um fornecedor.
O que é um moitão cadernal?
Uma peça mecânica. Basicamente, o moitão é um objeto composto pelo encaixe de duas rodas, uma de aço e a outra de madeira. Porém, esse é o modelo mais básico. Logo, a depender da complexidade, mais de dois itens circulares são encaixados.
Curiosidade sobre o moitão cadernal
O termo, moitão e cardenal tem significados diferentes. Isso porque, o primeiro é composto por apenas uma roldana. Já o segundo, é por duas ou mais. Contudo, por hoje em dia essa diferença quase não é aplicada. Ou seja, eles viraram uma coisa só.
Como ele funciona?
Transfere força e energia cinética para o objeto. Ou seja, quando o moitão cadernal começar a girar, a corda vai receber a potência do movimento. Assim, o objeto que estiver fixado nela vai ser levantado.
Para que ele serve?
Diminuir o esforço para levantar objetos. Portanto, com ele é possível erguer cargas muito pesadas com um desgaste físico menor. Então, veja quais são os itens que costumam ser suspensos por ele.
Na realidade, esse objeto consegue erguer qualquer coisa móvel de grande peso. Porém, para evitar acidentes, quando for comprar é importante saber qual massa máxima que ele suporta.
O moitão cadernal precisa de manutenção?
Por ser um objeto que está em constante movimento, ele tende a desgastar com o tempo, logo precisa de manutenção. Assim, você consegue verificar alguns detalhes simples, mas fundamentais para garantir o seu desempenho, como:
Se o moitão cadernal parar de funcionar, toda produção será afetada. Afinal, vai ficar impossível erguer objetos pesados. Logo, isso vai causar vários danos, como atraso na fabricação e se precisar trocar a peça, maior custo para a empresa.
Tipos de moitão cadernal
Hoje em dia, existem dois tipos de moitão cadernal. Então, a escolha certa vai depender do seu objetivo. Mas para ficar mais fácil, veja agora os modelos que existem e o que os diferenciam:
A diferença é que o primeiro fica com a roldana presa no teto. Já o segundo ele fica não fica na parede, apenas preso a uma outra corda. Assim, ele consegue ter mais flexibilidade para levantar os objetos.
Quais são as vantagens do moitão cadernal fixo e móvel?
O fixo, você vai conseguir encaixar a peça com mais precisão no local que precisa. Porém, ele não diminui a força necessária para mover o objeto. Portanto, os itens mais leves são os ideais para ele.
A peça móvel faz com que o objeto pareça ser muito mais leve do que realmente é. Ou seja, a flexibilidade dela cria um campo de energia maior, o que faz com que a força necessária para mover o item seja reduzida até a metade.
O uso do moitão cardenal facilita o meio de produção. Afinal, com ele você vai conseguir mover peças de grande porte de forma ágil, segura e preserva a energia da equipe. Logo, ele é um item interessante para ter na empresa desde que tenha qualidade.