Talhas manuais
Veja tudo sobre as talhas manuais e entenda a importância deste produto. Afinal, com ele é possível acionar de forma manual grandes volumes, sem prejudicar a saúde dos funcionários e com segurança. Portanto, aprenda a escolher a certa.
O que são e para que servem as talhas manuais?
As máquinas de içar são cruciais no manuseio de cargas pesadas. Isto porque, elas levantam algumas centenas de quilos ou várias toneladas de uma vez. Assim, a rotina de quem usa fica mais fácil e segura.
Por seu uso prático e tranquilo, elas oferecem inúmeros benefícios, como baixo custo. Além de serem simples e versáteis. Desta forma, as principais talhas do tipo manual são:
Tais aparelhos estão presentes em oficinas mecânicas, empresas de máquinas, equipamentos ou peças pesadas, assim como na construção civil. Então, desempenham um papel fundamental para facilitar o dia a dia.
As talhas servem não apenas para içar cargas pesadas. Mas, também para abaixar ou mover grandes volumes sem arriscar a segurança de seu operário. Além disso, tornam o trabalho mais fácil.
Quais os principais tipos?
Também chamadas de talhas de catraca, estes aparelhos são os mais simples do mercado. Por isso suportam pesos menores entre 250 quilos e cinco toneladas. Portanto, são usadas para cargas consideradas mais leves nesses setores.
Talhas manuais de corrente
De acordo com o nome, elas funcionam por meio de correntes de acionamento, feitas por um operário. Assim, este aparelho precisa que o trabalhador puxe a corrente para acionar o movimento da carga.
Suas roldanas ajudam no trabalho do operário durante a subida ou a descida do objeto. Desta forma, elas diminuem o esforço que o trabalhador aplica. Assim, o levantamento das cargas ocorre de maneira lenta, mas com segurança e precisão.
Talhas manuais de alavanca
A técnica desta ferramenta de movimento é diferente. Já que não se usam roldanas para movimentar a carga, e sim uma alavanca. Desta forma, o cabo aciona a catraca, que levanta o objeto do chão.
Sua projeção é ideal para lugares de difícil acesso, por ser mais leve e menor. Com isso, tais aspectos permitem seu uso em diferentes ângulos: vertical (içar a carga) e horizontal (puxar a carga).
E as vantagens?
As talhas manuais dispõem de vantagens como segurança, praticidade e menor esforço de quem a opera. Por isso, são itens indispensáveis no dia a dia de uma obra, por exemplo. Além disso, elas:
Não é atoa que elas têm uso em larga escala e oferecem inúmeros benefícios aos seus operários. Contudo, é preciso seguir as normas de segurança para garantir a eficácia onde a utiliza.
Normas de segurança
Como toda máquina, as talhas manuais precisam atestar a segurança de quem a usa. Com isso, a norma NBR9968 DE 07/2011 estabelece os padrões básicos para este equipamento. Além de reforçar que o aparelho deve estar nas condições adequadas para cada tipo de aplicação.
Alguns cuidados com as talhas manuais
Embora as normas definam os padrões de segurança deste aparelho, é bom tomar alguns cuidados. Com isso, você garante o melhor uso e evita qualquer problema. Por isso, certifique-se de alguns pontos, como:
Com isso, fica claro que as talhas manuais são úteis no dia a dia das empresas. Bem como, é notável a facilidade e proteção que ela garante aos seus operários. Porém, cumprir as normas de segurança é vital para evitar acidentes.