Talha manual de alavanca
A talha manual de alavanca é um equipamento de amplo uso industrial. Além disso, o seu manuseio é fácil, o que torna o seu uso ideal para a elevação de cargas pesadas. Mas, a sua fabricação deve seguir certos padrões, de forma a garantir a segurança nas operações.
O que é a talha manual de alavanca?
A chamada talha alavanca é uma ferramenta desenvolvida para içar materiais de carga. Contudo, como é preciso ter acesso ao ponto onde está a alavanca, esse processo ocorre alturas menores, e é o seu uso mais comum.
A talha é formada por dois guinchos com trava. Assim, enquanto o primeiro fica na parte superior, onde ela deve ser posicionada, o segundo vai na ponta da corrente. Então, essa extremidade vai anexar o material que será erguido.
Como a talha manual de alavanca funciona?
O funcionamento é bem semelhante ao de uma catraca. A alavanca trava, portanto, a cada medida de força aplicada. Por isso, sua operação é muito segura para o processo de elevação de carga, afinal, ela permite segurar o material no ponto desejado.
Os seus componentes devem ter uma dimensão que acompanhe as condições específicas de sua aplicação de destino. Já que, essa característica garante que o equipamento tenha um bom desempenho e mais agilidade durante a sua operação.
Quais setores utilizam?
Por conta de suas características de formato, o uso da talha manual de alavanca se relaciona a diferentes tipos de operação de movimentação de cargas. Alguns exemplos de setores da indústria que a utilizam são:
A escolha da ferramenta deve sempre levar em consideração a capacidade de carga, bem como, o tamanho da corrente. De forma geral, esse tipo de talha usa as opções menores, em comparação a outros tipos de talha manual.
Modelos disponíveis e condições de operação
Disponível em diversos modelos, a identificação do equipamento é feita com base em sua capacidade nominal. Por sua vez, essa pode variar bastante. Então, veja quais sãos os tipos disponíveis no mercado:
Antes de ser utilizada, é importante verificar se a talha está em suas perfeitas condições de instalação e operação. Isso porque, o manuseio envolve materiais de peso e é feito de forma direta por trabalhadores, o que requer ainda mais cuidado com a segurança.
Processo de manutenção
As peças de reposição disponíveis para uma talha manual de alavanca possuem intercâmbio com as originais. Além disso, a troca só é necessária em caso de desgaste. Esse procedimento é fácil e, portanto, não deixa o aparelho parado por muito tempo.
Inspeção
A importância da inspeção do material é grande. Por isso, esse processo deve ser feito de forma frequente, segundo a periodicidade recomendada ao setor. Contudo, só um profissional qualificado pode proceder essa verificação.
É preciso fazer a lubrificação da corrente para evitar os atritos. Além do mais, deve-se checar a funcionalidade dos freios, possíveis deformações nos ganchos e travas e, além disso, analisar as condições gerais de uso.